Como a falta de diálogo pode afetar os relacionamentos

Como a falta de diálogo pode afetar os relacionamentos

Todos, em algum momento da vida, já experimentaram a sensação de estar se afastando de alguém que se gosta muito.
É uma estranha sensação, não se sabe ao certo o que está acontecendo,  como surgiu e nem o por quê,  mas apesar de parecer apenas uma sensação ou algo metafísico, uma hora o fato se torna bastante concreto. Sempre que acontece, a intuição tenta avisar; Mas ambos tão ocupados e preocupados com suas vidas particulares não consegue perceber. Aos poucos, vidas paralelas irão se formando. O coração fica apertado quando tenta uma aproximação. Uma parede invisível começava a se formar. Um muro começa a ser erguido, alguém coloca os tijolos e nem tudo depende da nossa vontade.


Às vezes o outro coloca os tijolos mas é  você que acrescenta o cimento.
E a receita é simples: não ouvir o outro.
Não perceber a outra pessoa, não creditar sua palavras, ignorar suas necessidades; Contribui para esse afastamento. Chega uma hora em que diálogos não só não adiantam mais como contribuem para brigas e discussões. Tudo isso porque nenhuma das partes querem ouvir, apenas serem ouvidas. Falam. Mas não para entrar em algum consenso e sim para estar com a razão.


E um dia o que era união, se transforma em um muro e esse muro se transforma em abismo. Depois disso, vem a separação. Pois o abismo é tão grande que um não cabe mais na vida do outro.


Algumas separações são até saudáveis, mudam o rumo das pessoas, trazem novas oportunidades e modo de ver a vida. Mas outras, são desnecessárias. Principalmente as que são causadas por falta de diálogo e de compreensão. O tempo passa e cada vez mais o ser humano padece pela falta de inteligência emocional para ouvir e compreender o outro.


Resultando dessa maneira em relacionamentos quebrados e corações partidos. Enquanto muitos se convencem de que a vida simplesmente segue, outros percebem, tardiamente talvez, que a compreensão seria mais fácil de ser exercida que a eterna busca pela afinidade com outra pessoa.


Os imediatistas certamente discordariam, porém quem se aprofunda em seus relacionamentos sabe perfeitamente que pessoas são insubstituíveis. Independente de onde foi parar o amor, afinidade não é algo que se encontra em qualquer esquina.

Deixe seu comentário