Texto: Aline de Alencar Rosa
Os pensamentos que giram em sua cabeça, podem ser positivos, mas a tendência geral é ficar negativa. Até as estatísticas dos sonhos dizem que as pessoas vêem mais sonhos negativos do que positivos. Assim como as emoções, os pensamentos são bastante automáticos e muitas vezes difíceis de parar. Quando ocorre ansiedade, depressão ou insônia, elas tendem a pensar mais negativamente, a ver, e sentir as coisas negativamente.
É possível parar e controlar os pensamentos? A resposta para esta pergunta é sim!
Também é possível tornar os pensamentos mais positivos, ou seja, que os pensamentos negativos possam ser mais positivos. Como sempre, tudo é baseado na prática. Certos tipos de pensamentos podem ser desencadeados por uma situação ou atividade, desencadeada por uma sensação corporal, ou mesmo por emoção. Existe algumas técnicas para comunicar, controlar, organizar e mudar pensamentos.
Essa é uma técnica bastante comum e uma das primeiras coisas que uma pessoa pode tentar. Dedique 20 a 30 minutos a cada noite para anotar seus pensamentos. Pegue o papel e o lápis e comece a escrever.
Se você estiver chateado com as edições do dia seguinte, escreva o documento que o aguarda e como o resolve e o que deve fazer a respeito. É como escrever um roteiro de filme.
Se você tiver pensamentos ansiosos sobre o dia seguinte, anote-o, analise e discuta o que aconteceu e como isso afetou você e outras pessoas.Se seus pensamentos não se acalmarem à noite, você pode pegar um jornal à noite e escrever coisas irritantes.
Às vezes, você não precisa analisar esses pensamentos basta somente anotá-los, escrever um pensamento é como colocá-lo para descansar. Se necessário, você pode entrar em contato com um amigo no dia seguinte para conversar sobre essas coisas – você não precisa ficar sozinho com suas preocupações.
Como prática é interessante ter guardado papel e lápis na mesa de cabeceira da cama, para poder escrever rapidamente os pensamentos. Quem tem dificuldades para escrever durante a noite pode somente escrever uma frase ou uma palavra, pela manhã para lembrar qual era o problema. Para idéias e soluções, essa técnica funciona maravilhosamente.
Tire um tempo para pensar
Às vezes, ajuda a estabelecer uma regra para si mesmo quando você é cercado de pensamentos negativos e difíceis. Por exemplo, você cria sua própria agenda: nesta semana, penso duas vezes nas coisas das 10h às 18h. E assim que você pensa sobre isso em outro dia, você usa táticas de alongamento e tenta fazer as coisas no momento certo.
Anotar os pensamentos é uma técnica que ajuda a refletirmos sobre nossos problemas, com isso podemos controlar nossas ansiedades.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem