Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Cobiça, quem tudo quer, nada tem

Quando falamos sobre cobiça a primeira coisa que devemos nos recordar é da incrível fábula de Esopo o cão e a carne, texto este que nos faz refletir o quão  perigoso pode ser quando cobiçamos alguma coisa.

“Um cão vinha caminhando com um pedaço de carne na boca. 

Quando passou ao lado do rio, viu sua própria imagem na água.

Pensando que havia na água um novo pedaço de carne soltou o que carregava para apanhar o outro.O pedaço de carne caiu na água e se foi, assim como a sua imagem.

 E o cão, que queria os dois, ficou sem nenhum.”

Devemos ter em mente que ter ambição não é algo negativo, pois a ambição nos proporciona o crescimento pessoal em nossas vidas, mas quando queremos algo com uma vontade intensa, que se transforma em obstinação, já não é visto como ambição e sim como cobiça.

Por exemplo, na fábula citada, o cão já tinha o suficiente para si, ao perceber que poderia ter mais largou a sua preciosa carne, ele não pensou antes de agir.Nós também somos como o cão da fábula, quando estamos cegos por algo fazemos as coisas sem pensar.

Quando estamos obstinados seja por uma pessoa, ou um objeto ou até mesmo em ganhar dinheiro, parece que algo acontece que não pensamos direito, não sei como explicar, mas a razão fica ofuscada pela emoção de ter.

 Se focarmos em uma única coisa a desejando com intensidade e deixando de lado os  demais afazeres, prejudicamos a nós mesmos.Pois quando deixamos de prestar atenção no resto, coisas acabam saindo fora do controle, e então acabamos sem ter nada.

Ficamos sem o que já temos e sem o que queremos também.

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile