Especialista pontua os principais ganhos
A cirurgia ortogná tica traz benefícios para quem sofre com a apneia do sono. Paulo Vasconcelos, cirurgião bucomaxilofacial, diz que o mau posicionamento da maxila e/ou da mandíbula pode interferir no fluxo aéreo devido o estreitamento da passagem do ar. “A cirurgia ortognática corrige a posição das estruturas e aumenta o espaço em que o ar percorre o caminho pela face, dirigindo-se aos pulmões. Muitas vezes também pode ser necessário o tratamento com o otorrinolaringologista”, ressalta. Em vários casos, a articulação da fala pode estar comprometida. Vasconcelos explica que é comum o paciente apresentar dificuldade na fala devido ao posicionamento errôneo da maxila e mandíbula. “Gera postura inadequada da língua e dificuldade dos movimentos corretos dos lábios, comprometendo a dicção e articulação das palavras, ocasionando desconforto e constrangimento”, aponta. Diversos pacientes não conseguem realizar a mastigação eficiente, comprometendo e sobrecarregando o sistema digestivo pela trituração pobre dos alimentos. Com a cirurgia, elas são beneficiadas. De acordo com Vasconcelos, através da correção da mordida, a eficiência mastigatória aumenta, favorecendo a trituração dos alimentos, além de ajudar na digestão.
O cirurgião destaca que, emocionalmente, a realização desse procedimento cirúrgico possibilita uma mudança significativa na qualidade de vida do paciente, resgatando a autoimagem, autoestima, trazendo mais segurança e vitalidade. “Profissionalmente falando esta é a nossa maior satisfação”, comenta.
Vasconcelos lembra que o refinamento na cirurgia ortognática e o planejamento têm impacto na estética facial, podendo mostrar resultados formidáveis. “A estética é a consequência de uma face bem equilibrada e com boa função”, finaliza.