Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Cautela”.
A frase é antiga, vale em qualquer área da vida, e muitas vezes foi proferida por nossas avós: “Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”. Mas há uma diferença entre cautela como um cuidado não tomar uma decisão apresentada, não dar o passo atropelado, não fazer com que haja precipitação, e a cautela imobilizadora, aquela em que a pessoa fica apenas como expectante, numa postura de aguardar aquilo que precisa. Fernando Pessoa, que tem vários heterônimos, um deles, Álvaro de Campos, tem um poema que nos ajuda a pensar nisso: “Na véspera de não partir nunca, ao menos não há que arrumar malas”.
Algumas pessoas, para não ter o trabalho de arrumar malas, nisso uma compensação, é nunca partem, isto é, ficam estacionadas e argumentam que não estão indo porque alguém impede, ou porque é difícil ou porque se prefere esperar um outro momento.
Essa forma de adiamento, de procrastinação, deixar para depois algo que não pode er postergado, é uma cautela que imobiliza e , portanto, trava, segura, âncora. Isso em qualquer área, é um perigo.
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: