Carreira ou Plano de Carreira?

Carreira ou Plano de Carreira?

“Não há paixão em viver com pensamentos baixos – em se contentar com uma vida que é menos do que você tem capacidade de obter” – Nelson Mandela

Carreira Tradicional

A Resposta de carreira que, é o erro de tudo.
Acreditam nela, é assim a cultura fixada ao longo dos anos, CARREIRA é uma coisa, PLANO DE CARREIRA é outra coisa totalmente diferente e ambas são pouco faladas, nem mesmo lembradas. A mentira que nos dizem é que: O plano de carreira é o caminho de SUCESSO que cada colaborador percorrerá dentro de uma organização e que será algo SENSACIONAL, com promessa de alavancar e subir na hierarquia e crescimento profissional, plano de carreira W, X, Y… Ainda que isso funcione em algumas organizações, não é todas. Com isso, afirmam que deveríamos nos doar sempre mais e vestir a camisa da empresa, “ser família” etc. Assim iremos ver como é isso.

Carreira na prática

Por mais que falem muito, mas não é bem assim como é dito na teoria, não generalizando, mas a maioria não leva isso a sério e vão retendo seu talento, te levando lentamente pelos caminhos que eles mesmos decidem e esse tem sido o campo de estudos nos últimos meses, as pesquisas, conversas, mentorias, podcasts, e principalmente os livros tem aberto esse campo com boas bagagens e bases solidas. Com isso acabei analisando algumas empresas, multinacionais e as que não também. E não há plano de carreira, um apoio, um engajamento da liderança, não há interesse em apoiar iniciativas de desenvolvimento dos funcionários, é algo de menos importância para algumas instituições, que infelizmente perdem tanto com isso e se dão conta tarde.

Planejamento

Porque? Empresas em fase de expansão por exemplo, não planejam direito. Mas o crescimento exige um aumento no quadro de funcionários, e claro, formação de novos líderes, algo que deveria ter treinamento disponível para os colaboradores fazerem, afinal todos somos lideres, primeiramente de nós mesmos. Precisamos adquirir certas habilidades que talvez não vamos conseguir dentro de um local assim tão limitado. Então precisamos inovar, sair e respirar novos ares.

O que quer?

Carreira! por mais que muitos não vejam assim mas o termo carreira nos transmite a ideia de que seja um caminho, planejamento a ser seguido por uma pessoa. A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: Porquê não seguir sua carreira? seu plano pessoal ao invés de um plano feito pela instituição onde trabalha? Eu sei, essa é uma questão difícil, exige coragem, foco, determinação, vontade de fazer acontecer, e querer realmente buscar e descobrir o seu proposito. E porque fazer isso? você quer a realização? satisfação? e o mais gostoso de tudo: o momento de se perguntar se o seu trabalho É um trabalho ou É um lazer. Esse momento é o ápice, você se descobriu.

O que fazer?

Lá trás comentei sobre vestir a camisa da empresa, mas lembre-se ela nunca vestirá a sua. ENTÃO: a carreira é sua, você que deve assumir a responsabilidade por seu desenvolvimento e evolução, você é um prestador de serviços a empresa, eles te pagam, mas o dia que decidir, você tem o poder de não querer mais prestar serviços a ela. Não fique estagnado e preso em um local. Você não tem noção do que é capaz. O intuito aqui é esse, te despertar para buscar algo seu, não da empresa. Lembra a ideia que dei no inicio? de como é tradicionalmente interpretado o plano de carreira pelas pessoas? mas não siga isso, não tenha medo pois não é errado mudar e ter ambição por algo melhor. É só assim que nós crescemos.

Leia neste site também: https://pensarbemviverbem.com.br/zona-de-conforto-e-a-combinacao-de-varias-mentiras-paralisantes-com-prazo-de-validade/

Assista a palestra relacionada ao assunto:

Siga nas Redes Sociais:

Deixe seu comentário