Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Brincadeira é coisa séria

Como era bom no meu tempo! Você já deve ter ouvido essa expressão algumas vezes. Antigamente não tinham tantos brinquedos como as crianças de hoje e, por isso, usavam mais a criatividade e a imaginação. De pedrinhas, folhas, galhos, panos,  tampas e potes surgiam os mais variados brinquedos. Com os avanços da tecnologia muitas brincadeiras foram esquecidas e substituídas por  brinquedos que não exigem a criatividade das crianças. Muitas vezes esses brinquedos oferecem quase nenhum tipo de interação com o outro e até mesmo com a própria criança, que fica apenas como um espectador, de um objeto que traz a brincadeira pronta. Isto acaba fazendo com que aquelas crianças que já possuem certa dificuldade de interação se isole ainda mais. 

O ato de brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois é através dessas brincadeiras que a criança é estimulada a se desenvolver de forma integral. Brincar auxilia no estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo e físico. Ajuda na coordenação neuromotora , no raciocínio lógico e ainda promove a socialização e uma competitividade saudável. Brincar também é uma forma de auto expressão. Por isto deve esses momentos devem ser valorizados. É durante o brincar em grupo que os pequenos aprendem a respeitar as regras estabelecidas pelo grupo , e  tem a oportunidade de aprender a respeitar os direito do outro e a importância de ser respeitada 

Nas escolas existe uma preocupação em resgatar as brincadeiras do passado por todo este benefícios que elas proporcionam. Em casa uma boa sugestão para começar este resgate das brincadeiras antigas, é a família separar um tempo para relembrar as brincadeiras do tempo de criança. Ensinando os filhos que existem outras formas de diversão a partir de coisas simples. Deixar a televisão, tablet e celular um pouco de lado.  E mostrar que  para  brincar não é precisamos gastar muito dinheiro ou usar brinquedos prontos e sim ter criatividade. 

É importante salientar, que mesmo sem intenção de aprender, quem brinca sempre aprende. Brincar não é um simples passatempo, pois contribui para o processo de socialização das crianças, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem. E também estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.

Aqui apresentamos algumas sugestões de jogos e brincadeiras antigas:  

Estas são apenas algumas das brincadeiras, e você lembrou de mais uma?  Aproveite e  compartilhe essa ideia! Brincar é coisa séria! 

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile