Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Boas expectativas”.
Há épocas em que começamos a fechar ciclos e, ao fazê-lo, supomos que um novo tempo virá. E que esse novo tempo será melhor. Se há uma coisa boa para a história humana é ter expectativas positivas, aquilo que eu expecto, aquilo que eu aguardo que venha, e aquilo que virá, é claro, se eu for buscar. A expectativa positiva nos agrada imensamente e quase sempre é marcada pela ideia de esperança.
Nesse período, seja final do dia, da semana, do ano, sempre nos ajuda pensar no que pode de fato vir a ser melhor. Essa maneira humana de desejar, ir buscar aquilo que seja melhor, nos inspira, nos dá alento e nos retirar um certo desânimo.
Quando uma época vai terminando vemos muita coisa ruim, encontramos algumas pessoas das quais não gostamos, ou que praticaram atos contra a dignidade humana, que tiveram condutas eticamente reprováveis, ficamos meio desalentados.
Nessa hora, vale lembrar do escritor espanhol Miguel de Cervantes, na segunda parte de Dom Quixote, em que escreveu: “Deus atura os maus, mas não para sempre”.
Essa ideia, mais do que religiosa, é uma expressão ética. A possibilidade de se ter a maldade sempre como vencedora, precisa ser entendida como descartável, como algo que colocamos fora.
Boas expectativas; afinal, um novo tempo precisa, sim, ser feito, e pode ser feito.
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: