Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Benefícios dos animais de estimação para a saúde

A maioria dos donos de animais de estimação reconhecem as alegrias de compartilhar suas vidas com animais de estimação. No entanto, muitos de nós permanecem alheios aos benefícios para a saúde física e mental. Só recentemente os estudos começaram a explorar cientificamente os benefícios do vínculo humano-animal.

Os animais de estimação estão sintonizados com os humanos e com nosso comportamento e emoções. Os cães, por exemplo, são capazes de entender muitas das palavras que usamos, mas são ainda melhores para interpretar nosso tom de voz, linguagem corporal e gestos. E como qualquer bom amigo humano, um cão leal olha nos seus olhos para avaliar seu estado emocional e tentar entender o que você está pensando e sentindo (e para descobrir quando o próximo passeio ou petisco pode vir, é claro).

Por isso, nossos pets, especialmente cães e gatos, podem reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, aliviar a solidão, estimular o exercício e a diversão, melhorando nossa saúde integral. Cuidar de um animal pode ajudar as crianças a crescerem mais seguras e ativas.

Embora seja verdade que as pessoas com animais de estimação muitas vezes obtêm maiores benefícios à saúde do que as que não têm, seu pet não precisa ser necessariamente um cachorro ou um gato. Um coelho pode ser ideal se você for alérgico a outros animais ou tiver espaço limitado, mas ainda quiser um amigo peludo para se aconchegar. Até mesmo observar peixes em um aquário pode ajudar a reduzir a tensão muscular e diminuir sua pulsação.

Afagar, abraçar ou tocar de qualquer outra forma em um animal amoroso pode rapidamente acalmar e acalmar você quando você está estressado ou ansioso. Consequentemente, a companhia de um animal de estimação também pode aliviar a solidão. Então, a maioria dos cães é um ótimo estímulo para exercícios saudáveis, que podem melhorar substancialmente o seu humor e aliviar a depressão.

Estudos apontam benefícios para a saúde


– Os donos de animais de estimação são menos propensos a sofrer de depressão do que aqueles que não os têm.
– Pessoas com animais de estimação têm pressão arterial mais baixa em situações estressantes do que aqueles sem animais de estimação. Um estudo descobriu que quando pessoas com hipertensão limítrofe adotaram cães de um abrigo, sua pressão arterial caiu significativamente em cinco meses.
– Brincar com um cachorro, gato ou outro animal de estimação pode elevar os níveis de serotonina e dopamina, o que acalma e relaxa.
– Os donos de animais com mais de 65 anos fazem 30% menos visitas aos médicos do que aqueles que não têm animais de estimação.

Ademais, uma das razões para esses efeitos terapêuticos é que os animais de estimação atendem à necessidade humana básica de toque. Mesmo pets que foram colocados para a socialização e desenvolvimento do cuidado em uma prisão norte-americana mostram mudanças de longo prazo em seu comportamento depois de interagir com animais de estimação, muitos deles experimentando afeição mútua pela primeira vez.

Como os animais de estimação podem ajudá-lo a fazer mudanças no estilo de vida saudável


A adoção de mudanças de estilo de vida saudáveis desempenha um papel importante no alívio dos sintomas de depressão, ansiedade, estresse, transtorno bipolar e transtorno de estresse pós traumático. Ainda mais: cuidar de um animal de estimação pode ajudá-lo a fazer mudanças no estilo de vida saudável ao:

* Aumentar o exercício. Levar um cachorro para passear é uma forma divertida e recompensadora de encaixar exercícios diários no seu dia. Estudos têm mostrado que os donos de cães têm muito mais probabilidade de cumprir suas necessidades de exercícios diários. E fazer exercícios todos os dias também é ótimo para o animal. Isso vai aprofundar a conexão entre vocês. Além disso, erradicar a maioria dos problemas de comportamento em cães, mantem seu animal de estimação em forma e saudável.


* Fornece companheirismo. A companhia pode ajudar a prevenir doenças e até mesmo adicionar anos à sua vida, enquanto o isolamento e a solidão podem desencadear sintomas de depressão. Cuidar de um animal pode ajudá-lo a se sentir necessário e a desviar o foco de seus problemas, ainda mais se você mora sozinho. E nada supera a solidão como voltar para casa com um rabo abanando ou um gato ronronando.

* Ajudar você a conhecer novas pessoas. Animais de estimação podem ser um ótimo estimulante social para seus donos! Sim, eles ajudam você a iniciar e manter novas amizades . Os donos de cães frequentemente param e conversam entre si em caminhadas ou em um parque para cães. Assim, tutores de animais também conhecem novas pessoas em lojas de animais, clubes e aulas de treinamento.

* Reduzir a ansiedade. A companhia de um animal pode oferecer conforto, ajudar a aliviar a ansiedade e aumentar a autoconfiança para pessoas ansiosas por sair para o mundo. Portanto, os animais de estimação tendem a viver no momento – eles não se preocupam com o que aconteceu ontem ou o que pode acontecer amanhã. Dessa forma, eles podem ajudá-lo a se tornar mais consciente e a apreciar a alegria do presente.

* Adiciona estrutura e rotina ao seu dia. Muitos animais de estimação, especialmente cães, requerem alimentação regular e programação de exercícios. Ter uma rotina consistente mantém o animal equilibrado e calmo – e pode funcionar para você também. Por isso, não importa o seu humor – deprimido, ansioso ou estressado -, basta dar uma olhada em seu animal de estimação. Assim, você terá que sair da cama para alimentá-lo, fazer exercícios e cuidar dele.

Fonte: ASPECTOS PSICOLÓGICOS NA INTERAÇÃO HOMEM – ANIMAL DE ESTIMAÇÃO –

Sair da versão mobile