Em uma maternidade idealizada, as super mães são incansáveis. Na correria do dia-a-dia o autocuidado materno fica deixado de lado. Afinal, mães não precisam de ajuda, pois conseguem dar sozinha conta de toda carga sozinha, sendo mulher , mãe e trabalhadora. Esta falsa idealização que toda mãe deve ser uma guerreiras, na realidade esconde mulheres cansadas e sobrecarregas. Mulheres de todas as classes sociais sofrem uma série de exigências da sociedade quando se tornam mães. Além disto, elas mesmo se cobram ao tentar desempenhar um papel que não é real.
Mães precisam de ajuda e cuidado
Frequentemente, as preocupações constantes levam elas à esquecerem de si. O círculo de cobranças leva as mulheres a se sentirem tristes, abatidas e sem energia. Tentando desempenhar um papel de que tudo está bem, sendo que internamente muitas vezes não está. A exaustão, abatimento e estresse acaba por levar a pessoa a ter pensamentos negativos. Conseguir buscar forças e ânimo em meio a toda uma série de preocupações se torna um verdadeiro desafio. Apesar das dificuldades é necessário arrumar espaço na vida para o autocuidado.
Afinal, quem cuida de todos, precisa cuidar de si mesma, isto nos torna mais saudáveis em todos os aspectos. O autocuidado materno é fundamental para uma boa saúde mental, que irá refletir também na saúde física, promovendo um bem-estar geral. A grande maioria das mães, se envolve tanto com a maternidade que deixa de se cuidar.
Mas o que seria este autocuidado materno? Seria apenas cuidado estético?
Contudo, se engana quem pensa que autocuidado está apenas ligado a parte externa do corpo. Cuidar-se é adotar uma postura gentil com relação a si mesma. É poder se dar um tempo, relaxar, curtir, se divertir. Mas também compreender que a maternidade é imperfeita, aceitar que haverá frustrações no percurso. Afinal não há nada de errado em às vezes pedir ajuda, chorar, ganhar um carinho ou um colo.
Por fim, ao se autocuidar toda pessoa recarrega suas energias. Se permitindo dar um tempo na rotina e no estresse diário. Esta ação acaba por refletir diretamente naqueles que amamos, pois, uma pessoa feliz transmite felicidade. O desafio é ter criatividade e transformar aquele pequeno tempo do cotidiano em momentos dedicados ao cuidado pessoal. Pode ser uma tarde, uma hora ou minutos, o que importa é saber que mães merecem relaxar, descansar e se divertir. O autocuidado promove mais qualidade de vida, o que é essencial para manter a sua saúde mental em dia.