Autocomplacência

Autocomplacência

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Autocomplacência”.

Uma pessoa complacente é aquela que relaxa em relação aos critérios de rigorosidade, de competência e de exigência em relação a ela mesma – nesse caso, autocomplacência- ou em relação a outras pessoas. Ser complacente é fragilizar a sustentação de um ideia, de uma percepção, de um conhecimento. Mas há algo que é mais perigoso ainda, que é a autocomplacência. Ela tem uma gravidade do ponto de vista ético, que é a suposição de que, na conduta decente da vida coletiva, eu estou imune a essa questão.

Há pessoas que falam sobre ética pensando na outra pessoa, como se fosse algo externo a ela enquanto “eu tenho uma conduta ilibada, irreprovável, mas os outros…” Há uma frase que se diz sempre: “Que horror, alguém tem que fazer algum coisa”.

Ludwig Wittgenstein, filósofo do século XX, observava: “Nada é tão difícil quanto não se enganar a si próprio”. E há muitas pessoas que enganam a si mesmas, porque é difícil não fazê-lo, fingindo ou até não tendo consciência, ficando alienadas em relação ao que precisam ter na conduta decente.

Na vida com o outro é preciso fazer aquilo que nos dê orgulho, preservando a nossa integridade ética.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário