Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

ASET INCLUSÃO DIGITAL AO ALCANCE DE TODOS

AMARAL, Selma dos Santos

RESUMO

A inclusão digital é um dos caminhos para atingir a inclusão social. Por meio dela, as camadas mais carentes da população podem se beneficiar com novas ferramentas para obter e disseminar conhecimento, além de ter acesso ao lazer, à cultura e melhores oportunidades no mercado de trabalho. Os laboratórios de informática visam democratizar acesso à informação, assim os programas de inclusão digital são ações que ajudam a democratizar o acesso às novas tecnologias, levando computadores, conexão de internet e cursos de formação às populações mais necessitadas. Diante do exposto esse projeto visa recursos para dar continuidade ao processo de inclusão digital e educação continuada para os cidadãos do município de Peixoto de Azevedo-MT e as Comunidades Terapêuticas de Dependentes de Substancias Psicoativas – Projeto “Vida e Paz” e “Pastor Gerônimo” mantidos pela ASET.

INTRODUÇÃO: Em nosso cotidiano estamos cercados de sistemas e dispositivos informatizados os quais lidamos frequentemente. Computadores, caixas bancários automáticos, automóveis, celulares, entre outros, ferramentas na qual utilizamos para tornar nossas tarefas mais fáceis, simples e rápidas.

Nesse sentido, realizar a inclusão digital é de fundamental importância para o desenvolvimento educacional e cultural dos cidadãos nesse mundo que a cada dia traz ferramentas tecnológicas novas para o mercado de trabalho.

A “ASET” é uma Instituição, sem fins lucrativos, que tem como finalidades promover a assistência social, a educação, a saúde e o meio ambiente, e ainda desenvolver o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento social, é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída por tempo indeterminado, com sede a Rua Pastor Osvaldo Gerônimo s/nº – Bairro Jd. Bela Vista, CEP: 78.530-000, na Cidade e Município de Peixoto de Azevedo do Estado de Mato Grosso.

O laboratório de informática da ASET possui instalação e mobiliário, bem como recursos humanos voluntários e 04 computadores completos para oferecer às atividades de inclusão digital, para população local do município de Peixoto de Azevedo que conta com 30.812 habitantes, segundo o IBGE (2010), quanto as 2 (duas) Comunidades Terapêuticas de Dependentes de Substancias Psicoativas – Projeto “Vida e Paz” e “Pastor Gerônimo” mantidos pela Instituição. Nesse sentido esse projeto visa promover a inclusão social de populações excluídas digitalmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania.

INCLUSÃO COMO ARMA PARA EVOLUÇÃO

O mundo em que vivemos, passa por constante transformação em diversos segmentos que compõem a sociedade, principalmente nos setores tecnológicos de informação, o que requer a capacitação da maior quantidade possível de pessoas, para que a mesma possa possuir o conhecimento e as informações necessárias que lhe permitirão usufruir dos benefícios provenientes destas modernas tecnologias.

Com as novas tecnologias nos setores de informação e comunicação, surge a necessidade de se permitir e possibilitar a inclusão digital, termo que em inglês significa “divisória digital”, e representa mais comumente uma possibilidade de democratizar os meios de informação e universalização das tecnologias.

A inclusão digital contribui de forma benéfica na sociedade, melhorando as condições de vida e abrindo maior possibilidade de inclusão social em determinada região ou comunidade, permitindo a integração humana e troca de informações entre pessoas de culturas e lugares diferentes, a inclusão digital é mais que uma alfabetização dos termos computacionais ou de outras tecnologias de informação, antes é permitir o ensinamento, meio de capacitar a pessoa a desenvolver habilidades que o permitirá se integrar digitalmente, e também de colher os frutos desta integração, que será conseguir um bom emprego e melhores salários (Brasil, 2019).

Com as inovações tecnológicas as empresas tiveram aumento na produtividade e consequentemente aumento nos lucros, e diminuição dos custos de produção, pois com a modernização o mercado se amplia apenas para pessoas capacitadas digitalmente, e as funções mais tradicionais diminuem quando não passam por um processo de transformação, ou até mesmo deixam de existir sendo totalmente eliminadas (Diana, 2019).

Ao incluir digitalmente um cidadão, a sociedade proporciona a ele o direito a maior liberdade, direito aos conhecimentos referentes às linguagens digitais, e uma qualidade de vida hoje tão sonhada por tantas pessoas, porém nem sempre esse desejo se torna possível, e a grande parcela da sociedade se encontra privada de acesso aos meios tecnológicos, o que tem aumentado cada vez mais o abismo existente entre as classes sociais, classe dos pobres e ricos que deveria ser descrito como classe dos beneficiados e privados de benefícios (Brasil, 2019).

Esse abismo produz a exclusão, e traz à tona a existência dos considerados analfabetos digitais, permitindo-nos ver que ainda existe grande dificuldade quando se trata de possibilitar a inclusão social para as pessoas que não tiveram oportunidade a uma boa educação, nem acesso aos direitos básicos que os possibilitasse maior oportunidade de ascensão social.

São considerados analfabetos digitais, aquelas pessoas que não tiveram acesso as principais ferramentas da revolução tecnológicas dos meios de informação, e ao ver a quantidade de pessoas que ainda necessita deste tipo de oportunidade para ser incluído digitalmente, e assim alcançar uma universalização dos direitos aos benefícios gerados pelas tecnologias, percebe-se a urgência em criar políticas que irão proporcionar a sociedade o direito a esse benefício, segundo alguns autores, a inclusão digital deve ser feita de maneira consciente (Brasil, 2019).

A inclusão digital deve favorecer a apropriação da tecnologia de forma consciente, que torne o indivíduo capaz de decidir quando, como e para que utilizá-la. Do ponto de vista de uma comunidade, a inclusão digital significa aplicar as novas tecnologias a processos que contribuam para o fortalecimento de suas atividades econômicas, de sua capacidade de organização, do nível educacional e da autoestima de seus integrantes, de sua comunicação com outros grupos, de suas entidades e serviços locais e de sua qualidade de vida (Diana, 2019).

A inclusão digital promove na sociedade notória diferença, através do ato de compartilhar os meios tecnológicos, com isso as pessoas integradas nesse processo de inclusão passam a despertar maiores interesses pelo conhecimento, ampliando sua cidadania e melhorando as condições de vida, a pessoa se sente mais capaz, existe um estimulo que aumentara sua autoestima, uma vez que ele tem a possibilidade de participar das mesmas coisas, e tratar de mesmo assunto que antes seria impossível, devido à falta de conhecimento dos termos utilizados ou assuntos relacionados às tecnologias computacionais existentes (Diana, 2019).

Existem nos dias atuais várias empresas de diversos ramos nas sociedades engajadas com o processo de inclusão social, o tema tem sido muito discutido e se tornado centro de atenção de toda mídia, alguns centros televisivos promovem programas beneficentes e programas de arrecadação, que depois se convertem em benefícios, contemplando posteriormente ONGS e instituições que possuem entre seus programas de inclusão, cursos de computação e outros cursos de inclusão digital, que promovem a integração de varias pessoas de comunidades carentes com as novas tecnologias de informação (Brasil, 2019).

Dessa forma verifica-se que é possível alcançar uma universalização no acesso às tecnologias, basta seriedade com os projetos e que todos que integrem esta equipe de desenvolvimento do projeto estejam em busca dos mesmos objetivos, que é contribuir com a sociedade e possibilitar o acesso com maior facilidade a um direito básico a todo cidadão.

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO DO PROJETO DA ASET

O projeto visa capacitar os usuários nas mais variadas áreas, da informática à contabilidade doméstica e empresarial. As modalidades de cursos serão discutidas com a comunidade local, objetivando buscar empregabilidade para o que foi proposto. Ressalta-se que a informática, no contexto educativo deste projeto, é abordada não como o objetivo principal de ensino, mas como um instrumento para se alcançar um conhecimento mais amplo, conforme a demanda específica da comunidade.

O aluno, portanto, aprenderá dentro de um processo pedagógico mais amplo, que constará de módulos de cursos e áreas de capacitação, como: Introdução à informática, edição de textos, edição de slides e planilhas eletrônicas; Segurança dos equipamentos, dos dados e do material; Noções de software e hardware.

Pretende-se ampliar a oferta de cursos como design gráfico e informática infantil, sendo que em março de 2019 foi formada uma turma piloto para informática infantil, cujos resultados foram satisfatórios.

CONCLUSÃO

Analisar o projeto da ASET e pesquisas sobre a inclusão digital possibilitou ampliar a visão critica a respeito das necessidades que ainda existem em nosso mundo para que se alcance a igualdade entre todos, e seja possível diminuir o abismo entre as classes sociais.

A sociedade em constante transformação nos setores tecnológicos de informação requer que seus membros também se reciclem a fim de ser possível a inclusão digital do maior numero de pessoas possíveis com os modernos equipamentos e tecnologias.

A possibilidade de conhecer melhor o que vem a ser incluir digitalmente uma sociedade, quem são os excluídos e como são denominados é privilégio que deve alcançar a todo cidadão, assim como um debate proporciona a liberdade de expressão, assim a inclusão digital possibilita à sociedade uma porta de entrada rumo à liberdade de expressão, permite que um cidadão sinta segurança onde antes não existia.

Vale ressaltar que a ASET vem desenvolvendo atividades para inclusão digital desde 2007, sempre visando à ampliação do atendimento os cursos são gratuitos acessíveis à comunidade do município. Não existe apoio por parte do setor publico e nem privado, apesar das inúmeras tentativas de parceria e arrecadação de recursos para ampliação do projeto.

Através das políticas assistenciais, de empresas publicas e privadas é possível conhecer projetos existentes que atuam nessa finalidade, de trazer benefícios aos menos favorecidos, assim como questionar e contribuir na elaboração de políticas de inclusão digital que podem dar certo em nossa sociedade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ACESSIBILIDADE BRASIL – Disponível em: http://www.acessobrasil.org.br/index.php?itemid=45 Acesso em: 23/05/2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Portal de Inclusão Digital. Disponível em: http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao. Acesso em 23/05/2019. DIANA, Daniela. Inclusão digital. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/inclusao-digital/ acesso em 23/05/2019

 

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile