AS PLANTAS E SEUS DIFERENTES TIPOS DE REGAS !

AS PLANTAS E SEUS DIFERENTES TIPOS DE REGAS !

A água é vida, mas pode também significar morte também para suas plantas. É vida porque através dela o vegetal absorve nutrientes essenciais ao seu crescimento e sobrevivência. Mas o excesso de água pode matar a planta, pois a terra muito encharcada não permite o arejamento necessário às raízes. De fato, morrem mais plantas por excesso de água do que por outra razão qualquer.

Para saber se a planta precisa ser regada, verifique o seu vaso diariamente. Se a superfície do solo parece seca, talvez ela necessite de água, mas é bom certificar-se de que o resto da terra está seco também. Uma pancada do lado do vaso pode ser o suficiente: se o som ecoar, é certo que o solo está seco; ao contrário, se o barulho for surdo e fraco, isso significa que há umidade no vaso. Você pode também utilizar o mesmo método para saber se um bolo está assado. Enfie um palito na terra: se sair limpinho, é sinal de falta de umidade.

Fatores que influenciam a rega: É impossível estabelecer uma regra geral sobre a quantidade de água e a freqüência que se deve molhar as plantas. Tudo irar depender de uma série de fatores como o tipo de vaso, mistura da terra, época do ano, temperatura e local onde se encontram os vasos. Antes de mais nada, não se esqueçam que as plantas em vasos de barro precisam de mais água, pois esse tipo de recipiente é mais poroso. Da mesma forma, as plantas colocadas em uma mistura à base de argila precisam mais de regas do que aquelas postas em substrato de esfagno (que é um tipo de musgo) , pois esse material conserva-se melhor a umidade.Para as plantas que crescem hidroponicamente, isto é dentro da água, você deve colocar dentro do vaso um indicador próprio para mostrar quando é preciso acrescentar mais água.

Assim como qualquer ser vivo, os vegetais em período de crescimento precisam se alimentar melhor.Isso significa que a planta vai necessitar de bastante água durante a primavera e início do verão, quando estão se formando rapidamente novas folhas e raízes. Ao contrário, durante o inverno, quando a falta de luz diminui o crescimento, as regas devem ser reduzidas ao mínimo indispensável.

Quando ao local em que se encontram os vasos, se você deve prestar a atenção se ali bate sol, ou se está sujeito a correntes de ar.Mais calor e mais vento correspondem a maior evaporação e, portanto, maior necessidade de água. Assim as plantas em parapeitos de janela ensolarados, folhagens dispostas em sacadas e varandas ou vasos dependurados precisam de regas mais freqüentes do que as cultivadas em cantos sombrios, cozinhas e banheiros.

Plantas diferentes, regas diferentes. Você precisa conhecer a exigência de umidade de cada uma de suas plantas.Algumas como samambaias, avencas, filodendros e costelas-de-adão, precisam de uma atmosfera constantemente úmida.Além de regá-las com mais freqüência, você deve borrifá-las com água, o aumentando da umidade do ar entorno delas, especialmente nos dias mais quentes.

Borrifar água é algo que não se deve fazer com as violetas africanas ou gloxínias, pois suas folhas são muito delicadas e podem perder cor ou mesmo apodrecer.Para aguá-las, use um regador de cano longo fazendo a água atingir somente o solo.Ou então coloque os vasos dentro de uma bacia com água e após o solo estiver encharcado retire a bacia.

 (Atenção não há necessidade de colocar pratinhos para conservar a água, pois além de ser uma técnica antiquada essa prática pode proporcionar  a propagação da Dengue).

Lembrem-se que existe plantas que não gostam de água como os cactos e algumas suculentas ,eles exigem regas muito ocasionais pois, tal como os camelos elas possuem dentro de sua estrutura o seu próprio reservatório de água.

As plantas são como nós os humanos,  qualquer elemento em excesso em nosso organismo poderá ser prejudicial à saúde sendo e  até letal , os vegetais também agem de forma semelhante, as regas das plantas devem ser feitas com atenção e na dosagem certa pois os vegetais também são seres que sentem.O erro na dosagem poderá ocasionar a morte da planta.

Leia nossa indicação e post “Carreira e família”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário