Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Arroz com Feijão… Um Casamento de Sucesso

Arroz com Feijão... Um Casamento de Sucesso

Arroz com feijão… tão comum… tão trivial… Casamento perfeito.

 

Mas como eles se conheceram?

 

O arroz foi provavelmente a primeira planta cultivada na Ásia. Na literatura chinesa aparecem registros sobre o arroz à cerca de 5.000 anos.

 

Foi da Índia até a China e a Pérsia, chegando a Indonésia. Antigo também nas Filipinas e Japão.

Os países do Mediterrâneo não conheciam o arroz até cultiva-lo no Delta do Nilo. E dessa forma o levaram até a Espanha, que depois chegou a Itália no século VIII. Provavelmente foram os portugueses que levaram o arroz para África e os espanhóis o trouxeram para as Américas.

Hoje o Brasil é maior produtor e consumidor de arroz fora da Ásia.

A história do feijão é diferente.

Foram encontrados no México a cerca de 7.000 a.C., gerando a hipótese dele ter se espalhado dali para toda a América do Sul. Mas achados arqueológicos de cerca de 10.000 a.C. revelaram que feijões haviam sido cultivados na América do Sul, no Sítio Arqueológico de Guitarrero no Peru. Levando a acreditar que os feijões foram levados da América do Sul para a América do Norte.

A verdade é que o feijão é um dos alimentos mais antigos da humanidade, sendo cultivados no Egito e na Grécia além de ter sido o prato preferido dos guerreiros de Tróia.

Dizem que quando os portugueses trouxeram o arroz (de origem oriental) já comum em seus pratos típicos, os escravos resolveram aderir e mudaram um pouco sua receita, passando a refogar com alho, óleo e cebola e serviam com feijão (prato comum para os escravos).

Hoje o arroz com feijão é o prato mais comum à mesa dos brasileiros. A combinação do arroz com feijão é completa e traz mais benefícios a saúde juntos do que separados, oferecendo uma excelente qualidade nutricional, como os aminoácidos metionina (encontrada no arroz) e a lisina (encontrada no feijão).

Quando uma pessoa consome uma leguminosa como o feijão, acompanhada de um cereal como o arroz o organismo consegue fazer a digestão de todas as vitaminas e proteínas vegetais.

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), um prato de arroz com feijão garante a absorção de mais de 80% dessas proteínas.

O Ministério da Saúde sugere o seguinte consumo: 1 parte de feijão para 2 partes de arroz.

Para quem não acredita em um casamento perfeito… Parece que esses dois viverão felizes para sempre!

 

Leia nossa indicação e post “Que tal comer uma gelatina hoje?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile