Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Aprendendo a visualizar: fora da caixinha

Aprender a visualizar fora da caixinha é uma das ferramentas mais eficazes que podemos desenvolver mentalmente e uma das etapas anteriores ao gerenciamento correto dos nossos pensamentos. É uma das técnicas básicas da psicologia transpessoal, um treinamento de pensamento voluntário usado como estratégia para substituir pensamentos involuntários ou intrusivos.

Como seres humanos, temos a capacidade de controlar nossos pensamentos ansiosos por meio de técnicas de visualização mental. No entanto, sabemos que enfrentamos dificuldades ao longo da vida, e nesses momentos que o pensamento involuntário ou destreinado surge e se apodera de nossa mente. Por não sermos capazes de administrar nossos pensamentos, nossas emoções são afetadas e inundamos nossa existência com medo, angústia e estresse que pode ser catalisado tecnicamente falando um desequilíbrio emocional.

De modo. que os pensamentos podem causa sofrimento, quando nos traz algum tipo de lembranças não tão boa. Mas se formos treinados para lidar com eles, seremos capazes de substituir esses pensamentos por outros que protegem nosso equilíbrio emocional. Este é um tipo de treinamento que requer prática no início, mas depois de um tempo nós o incorporamos à nossa rotina naturalmente.

Aprender a visualizar mentalmente pode nos ajudar a controlar nossos pensamentos.

Frase do Pensador Aldemi Alves

Entretanto, é importante salientar que á várias técnicas, e uma delas é a visualização criativa mentalmente. A terapia transpessoal é uma intervenção holística que foca a influência positiva de modelos de comportamento em vez de experiências negativas.

Ela se desenvolveu a partir dos trabalhos de Abraham Maslow e outros psicólogos da escola humanística. Este tipo de intervenção terapêutica baseia-se na ideia de que o ser humano é mais do que corpo e mente. Contempla a dimensão mais intangível do ser humano e os fatores transcendentes que nos moldam.

O que é pensar fora da caixinha, podemos chamar de um pensamento voluntário

Mas pensador o que é um pensamento volutuário ? Bom meus caros leitores pensamento voluntário é aquele que somos capazes de criar e dirigir conscientemente por nossa própria iniciativa. É voluntário porque é você mesmo quem o está produzindo como um processo específico como se fosse sua própria digital no modo de pensar.

É um pensamento dirigido porque está focado em algo fora dos padrões normais com um propósito definido em inovar criar algo diferente. Por fim, é sustentado porque o treinamento nos permite sustentá-lo no tempo e com intensidade suficiente para ter a percepção do pensamento (meta-pensamento). Existem vários exercícios de visualização para iniciar o treinamento. Vamos falar sobre um deles.

Aprender a visualizar, fora da caixinha

Feche os olhos e imagine um botão de rosa que ainda está fechado. Visualize e preste uma atenção especial ao caule e às folhas. A sua textura, a sua cor e as suas formas sinuosas. Preste atenção agora na parte superior, onde fica o botão. Ainda é verde, porque está fechado, embora um ponto rosa já seja visível em sua parte superior. isso é um pensamento fora da caixinha algo diferente do normal, geralmente pensar fora da caixinha, te proporciona a conhecer mundo e horizontes, formas diferentes que poucas pessoas são capazes de entender e compreender este tipo de pensamento.

Quando você tiver toda a imagem criada de algo em sua mente comece a visualizar com formas diferentes, fora dos padrões normais que as pessoas certamente de imediato não irão entender, mantenha-a na sua mente por alguns segundos pensamentos fora da realidade. Agora observe que as pétalas começam a se mover. Elas estão se separando e você pode vê-las quase por completo. Sua textura é diferente do caule e das folhas, e sua cor é rosa e muito brilhante. As pétalas continuam a se abrir até que uma linda rosa fica totalmente visível e você começa visualizar que essa rosa pode ser sua fonte de renda. Isso é uma visão fora caixinha, fazer algo que parecer uma simples rosa ser a sua principal fonte de renda, de fato muitos não estão entendo essa mensagem. Certamente, muitos estão se perguntado, mas pensador o que tem a ver a ilustração dessa rosa, com a mensagem de aprender a visualizar fora da caixinha. É meus caros leitores essa viagem de chamar a sua atenção sobre a ilustração da rosa, é simplesmente proposital, agora vocês conseguiram entender a minha linha de raciocínio.

Se não, retenha a imagem da rosa aberta por alguns segundos de forma nítida em sua mente. Neste momento, respire o perfume da rosa e deixe-se invadir pelo seu aroma característico até que penetre completamente em seus pensamentos.

Na última etapa, volte a visualizar a planta inteira e imagine toda a força vital que a percorre desde a raiz até a flor. Agora identifique-se com a rosa, ou seja, projete a rosa em si e, simbolicamente, transforme-se nela. Sinta toda a força vital que atravessa seu corpo e como as pétalas se abrem os seus pensamentos e visualize agora a força e a capacidade de sua mente e criar e elaborar projetos.

Este exercício de visualização de rosas,  é altamente sugestivo e evocativo. Como regra geral, o símbolo da flor é usado como um símbolo do desenvolvimento de uma realidade profunda. É o símbolo do espírito humano evolutivo da criatividade.

Existem diversos exercícios de visualização mental que podem ser utilizados para vários fins, como o relaxamento com a visualização do caminho para praia pense como foi possível aqueles engenheiros criarem aquela magnifica obra na subida da serra sentido litoral da baixada santista, ali temos uma visão sobrenatural pela “imigrantes ou pela via Anchieta” é impressionante vemos uma grande obra estrutural que nos chamar atenção de que forma foi realizada e como foi efetuada. Ademais, diria amplamente que aquela paisagem estrutural na subida da serra santista é uma grande terapia de visualização fora da caixinha.

O treinamento diário nestes exercícios de visualização nos permitirá gerar as imagens com mais clareza. Podemos ainda aumentar a cor, luz ou detalhes de acordo com os nossos desejos e pensamentos. É só uma questão de prática de aprendemos a usar a nossa imaginação.

Sair da versão mobile