Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Ano Novo, novas esperanças



Nem parece que já se faz um mês que entramos em 2023 e, com certeza, estamos cheios de expectativas e novas esperanças. Quem não quer realizar os sonhos que não conseguiu realizar antes? Devido a isso, muitos são os que fazem promessas e recorrem a rituais como simpatias para realizar seus desejos neste novo ano que estamos iniciando. Quem já não fez as típicas promessas de Ano Novo prometendo que irá perder peso, estudar mais, viajar ou fazer coisas que até então não fez em relação a si mesmo? O Ano Novo traz muitas esperanças e, claro, uma certa apreensão, principalmente porque estamos agora com um novo presidente e não sabemos se ele conseguirá resolver os muitos problemas que o Brasil tem enfrentado nos últimos tempos.


Não falta quem sinta uma certa melancolia com o fim de ano e sinta que não há realmente o que comemorar, alegando que o Ano Novo só significa ficar mais velho e isso é mais do que compreensível, visto que frequentemente adentramos o novo ano carregando os mesmos velhos problemas que muitas vezes nos impedem de viver a vida que sonhávamos viver. Entretanto, isto não deve ser um motivo para nos desesperarmos. Precisamos manter acesa a chama da esperança, por mais que tudo pareça estar contra nós. E o que devemos fazer para que nossa vida melhore? Em primeiro lugar, temos de entender que nossa felicidade é responsabilidade nossa e cabe a nós mesmos fazermos algo para que as coisas mudem. Nada mudará se não formos os primeiros a mudar e, se nada fizermos em relação a nossa vida, este ano que começou será apenas mais um ano.


Sejamos otimistas, mas lembremos bem que ser otimista não é simplesmente acreditar que tudo vai melhorar e ficar inativo esperando que as coisas melhorem num passe de mágica. Vamos refletir bem, aprender com os nossos erros do passado para não repeti-los, pensar no que realmente queremos fazer sobre nossas vidas, levar nossos sonhos a sério e lutar para torná-los realidade. Desta forma, sentiremos que tudo valeu a pena. A vida pode não ser fácil, mas se sentimos que realizamos algo importante e que conseguimos ao menos dar um passo em direção à realização dos nossos sonhos, veremos que nada foi inútil e que não desperdiçamos nosso tempo. Assim, vamos nos esforçar para que 2023 seja diferente e muito melhor do que 2022.








Sair da versão mobile