Hoje eu vou falar de um assunto bem serio, que merece a sua atenção. Você já ouviu falar sobre Anedonia? Não? Então acompanhe esse artigo até o fim.
Anedonia está caracterizado dentro da depressão maior e é um tipo de depressão onde a pessoa perde o interesse e prazer nas atividades que normalmente gostava. Vamos supor que você gostava de tocar violão, e de repente, aquilo perde o sentido pra você. Você não sente mais interesse e nem prazer em tocar violão, se sentindo completamente vazio.
A anedonia é isso. É como se você se desligasse completamente de tudo aquilo que você gostasse. Também é comum para pessoas que estejam com quadro de anedonia ter falta de regularização de sono, dormindo mais ou pouco.
Outros sintomas comuns de quem sofre com anedonia é a falta de concentração, diminuição da libido, cansaço, desanimo, fadiga, diminuição de energia e falta de empatia.
A anedonia pode fazer as pessoas não terem interesse com o contato e convívio social, como por exemplo, sair com amigos, ir a um parque, ou estar perto da sociedade no geral, buscando se isolar.
Se você conhece uma pessoa que demostra estar com anedonia, você não
deve julga-la, mas buscar ouvir como a pessoa se sente. Sempre busque incentivar a pessoa a se socializar e tentar realizar as atividades que antes ela gostava, mesmo que ela não sinta nada em realizar tais atividades.
Busque dar apoio para a pessoa, sempre deixando claro que é uma doença e que há tratamento. Fique atento se a pessoa começar a ter pensamentos suicidas, e o mais importante: encoraje a pessoa a buscar ajuda profissional que irá passar o tratamento adequado.
Se você que está lendo isso tem anedonia, lembre-se que por mais que esteja difícil agora e tudo o que você sente é o vazio, como se nada fizesse sentido ou importasse, esses sentimentos não serão pra sempre. Você irá melhorar. Você e sua vida importa. Procure a ajuda profissional que você precisa e merece. Cuide de você. De uma chance a si mesmo. Você é capaz.