Sabe aquele tipo de amigo que nunca fica feliz com suas conquistas, que te julga sem o menor consentimento, e que está sempre olhando para os próprios interesses? Pois bem, não é uma tarefa fácil identificar amizades tóxicas, digo por experiência própria.
Durante 4 anos convivi com uma pessoa que me sufocava, mas levei tempo até perceber como aquela relação me fazia mal. Eram frases do tipo:
“ Mas você não têm capacidade para fazer isso.”
“ Olha só como você se acha, seu cabelo está horrível.”
“É desnecessário fazer essa prova, ninguém passa, mas tenta.”
“Você é burra, nunca me entende.”
É muito mais difícil enxergar a realidade quando se trata de pessoas que amamos.
Com base na minha experiência, decidi deixar aqui 4 lições importantes para você:
#1 Em uma amizade verdadeira, há sim algumas desavenças superáveis, mas é inadmissível ter que lidar com queixas intermináveis. Dói muito ouvir palavras depreciativas sobre nossos sonhos e conquistas , aliás, esse é um sinal claro de que algo não vai bem.
#2 Fuja de pessoas que são infelizes com a própria vida. Qual o sentido de estar na companhia de quem está sempre envolvido em fofocas e confusões? O grupo no qual estamos inseridos, diz muito sobre nós, então queira perto de ti, quem está preocupado em crescer como pessoa, e não perdendo tempo falando da vida alheia.
#3 Não caia na manipulação. Sim, o manipulador costuma distorcer características pessoais do outro para conseguir aquilo que quer. E caso não consiga ele fará com que você se sinta culpado, te diminuindo como pessoa.
#4 Reflita se vale a pena manter a amizade com alguém que só te procura quando lhe convém. De alguma forma sempre esperamos reciprocidade, é normal. Mas ser egoísta ao ponto de querer impor tudo sobre o outro é um sinal de individualismo. Não é isso que buscamos.
Talvez assim como eu, você tenha ficado na dualidade. Afinal, vale a pena se distanciar de mais alguém? Amigos contamos nos dedos, e é muito comum nos separarmos de muitos durante a vida, então talvez isso possa te deixar inquieto.
Mas o que te digo é que não vale a pena se desgastar na tentativa de manter algo raso na tua vida.
Saiba que você irá buscar pessoas que estão em sintonia com seus objetivos e crenças, portanto, se pergunte quem você gostaria de ser e quais os seus valores.
Se decidir por um ponto final em relações tóxicas no início irá sim doer, mas será passageiro.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem