Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Ambição”.
Ambição é uma palavra que, em vários momentos, é colocada como sendo um vício. Costuma-se até confundir a pessoa ambiciosa com aquela que é gananciosa. Ou seja, a que quer tudo para ela, a qualquer custo. Uma pessoa caracterizada, até do ponto de vista psicológico, pelo egoísmo.
É muito importante que se tenha ambição na vida. Mas entendida como uma virtude e não como um vício. A ambição de querer saber mais, de conhecer mais, de querer uma carreira mais estruturada, uma formação mais completa, uma condição material mais extensa. Isso é ambição, que leva ao conhecimento, à capacidade de se fazer elevar as coisas que se tem. Nesse sentido, a ambição se diferencia da ganância, que é querer só para si, a qualquer custo. E é um custo que jamais deve ser pago, porque é eticamente apodrecido. A ambição movimenta a capacidade de buscar mais e melhor. É preciso fazer da ambição um caminho virtuoso.
O filósofo espanhol Miguel de Unamuno dizia que “quem não sente a ânsia de ser mais, não chegara a ser nada”. É preciso ter um projeto, um desejo de elevar-se, de ir adiante, de crescer, não só para si, nem a qualquer custo, mas fazer com que a vida siga num patamar superior na capacidade ética, no desenvolvimento profissional, na formação do conhecimento e também na convivência.
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: