Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Alienação

Alienação

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “alienação”.

“Alienação” é uma palavra que tem presença no campo financeiro. Alienação fiduciária, por exemplo, é quando fazemos um empréstimo para aquisição de um bem e não pagamos a totalidade das prestações. Ou seja, não quitamos o custo do que adquirimos, e aquilo não nos pertence ainda. Temos o uso, mas não a propriedade. Até em carro vem, vez ou outra, o certificado “alienação fiduciária para tal lugar”.

Alienação significa aquilo que é alheio. Ainda não é meu. Mas há também a alienação no sentido daquele que está fora. Aquele que se coloca ausente quando não deve fazê-lo. A palavra “alienação” também tem o significado de alguém que finge não participar ou de alguém que não quer ter presença nas coisas do dia a dia, seja na família, no trabalho, na comunidade. Além disso, a palavra “alienação” carrega a ideia daquele que é estranho. Alien significa “o outro”, no sentido de “estranho”.

Durante algum tempo, a expressão “alienado” designava a pessoa que tinha doença mental. Não é à toa que Machado de Assis tem um longo conto de 1882 chamado O alienista, para falar de um hospício que existia naquela época.

Uma pessoa alienada é aquela que está fora de si, fora de sua autonomia de sua participação na vida coletiva. Estar alienado é ficar de fora ou colocar-se de fora de propósito. Alienação é sempre um risco, pois produz perda de autonomia.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Sair da versão mobile