Além do bem e do mal poderia ser traduzido como Para além do bem e do mal ou, como alguns querem, Para além de qualquer bem e de qualquer mal ou ainda Para além de bem e de mal.
Seja como for, todos estes títulos refletem a mesma ideia, ou seja, como dispor o homem e, em decorrência, a sociedade para além desse bem e desse mal que a tradição, a religião, a sociedade organizada impôs ao homem, a cada um e a todos os membros em conjunto de uma comunidade.
Por que bem e por que mal? Esses dois princípios que o homem vislumbrou desde os primórdios da humanidade sempre o incomodaram e o deixaram perplexo, quando não desnorteado. Mas por que esses dois princípios, se o homem é o ser-junto e não o ser-só, é o ser-comunidade e não o ser-singularidade?
Em Além do bem e do mal, Nietzsche discute essa problemática a seu modo. Para ele, a questão bem e mal está além da própria moral, porquanto esta estabeleceu valores que não representam a essência da sublimidade do ser humano.
A solução de Nietzsche é simples: respirar outros ares. Mas é também complexa: voar mais alto, para o alto, acima do bem e do mal.
Caso queira adquirir o livro, é só clicar no link abaixo: