Não existe volta melhor do que essa. Não é verdade? Principalmente quando estamos em baixo, lá embaixo… Apreciar o mundo de cima, do topo, é algo que todo homo sapiens almeja para si. Mas ao mesmo tempo em que tudo parece ser favorável a nós, de uma hora para outra, tudo pode mudar. E de repente o que era doce pode ficar amargo e sem mais nem menos, alcançamos o chão. O que fazer?
Dar a volta por cima! Quantas vezes forem necessárias. Esse é o mantra da vida. Todos nós estamos sujeitos a cair e levantar. A voar e abaixar. Faz parte da vida. O que não faz parte é aceitar a falsa ilusão que tudo que sobe não desce. Que tudo que voa não cai.
Sabe aquele carro do ano que você comprou? Amanhã poderá estar com um carro bem simples. E agradeça se isso ainda acontecer. Pois poderá estar sem nenhum. Sabe aquele cargo de chefe que você alcançou? Amanhã poderá ser subordinado novamente. E muita das vezes, poderá ser liderado por alguém que você liderou. Sabe aquela empresa que você conquistou? Amanhã poderá ser funcionário novamente. A essa altura, calçar a sandália da humildade cairá muito bem.
Para estar e se manter sempre em alto nível, você precisará de no mínimo manter o mesmo empenho, dedicação e sempre entregar o melhor de si. E ainda assim, isso não garantirá que você estará na prateleira de cima. E se por ventura você embarcar na volta de baixo, não se preocupe. O primeiro passo é reconhecer o retrocesso, e descer um degrau. Ou quantos forem necessários. Sabe o aprendizado aprendido para subir e voar alto? Agora pega ele e vai rumo ao topo novamente. A diferença é que agora você irá com muito mais força e conhecimento.
Não devemos ter medo de cair. Não devemos ter medo de chegar à lona. Devemos sim, ter medo é de acharmos que somos algo que não somos. De viver a vida que não temos. De comprar aquilo que não precisamos. De acharmos que somos melhores do que os outros… Isso só nós levará a um túmulo cuidadosamente preparado por nós mesmos.
Pois bem. Se você está em cima, é sinal de que já atravessou inúmeras tempestades e mazelas. E se tornou muito forte também. Errado! Nunca se esqueça que a vida é uma eterna escola, um teatro sem fim. Hora e outra ela nos bate pra valer e nos prega diversas peças. E acredite, quando menos esperamos. Não se permite acreditar que você já sabe tudo ou que não precisa aprender nada. Principalmente por que ninguém tem cadeira cativa em lugar nenhum.
Você precisa aprender que para estar em cima, vai precisar de algo a mais. Não confunda algo a mais, com ser melhor do que os outros. Mas tenha em mente que precisará se doar mais do que você mesmo. E se novamente você descer, lembre-se que foi de lá que você começou. E é a partir de lá que você dará a volta por cima novamente.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem