Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

A viagem e sua importância

viagem filosofia

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Viagem”.

A viagem é um meio de conhecimento, de aprendizagem e de sabedoria. Se há algo que fazemos durante séculos na história humana é viajar. Algumas pessoas chegam a discutir na área da Antropologia e da Ciência Social, que nós, humanos, gostamos de viajar porque, embora um dia tenhamos sido extensivamente nômades e passamos a majoritariamente sedentários, a fixação em lugares não nos impede de continuarmos viajando para encontrar melhores condições.

A viagem, seja ela qual for, é um meio estupendo para o aprendizado. A viagem significa sair daquilo que para nós habitual, familiar. Na viagem encontramos aquilo que não conhecemos, depararmos com costumes, com situações, com paisagens que ainda não sabíamos que existia. Viajar alarga o horizonte, é um dos modos mais eficientes de aumentar a capacidade cognitiva.

 

A viagem permite que ampliemos imensamente os conteúdos do pensamento e nos obriga a darmos conta daquilo que não é habitual no nosso cotidiano.

Um antigo tantra afirmava que “um homem que não viaja é como uma rã num poço”. Uma rã dentro de um poço, aquele é o mundo dela, ela até conhece bem aquele lugarzinho, mas só conhece aquilo.

Para que você e eu não sejamos rãs, temos de olhar a viagem como conhecimento.

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol.1” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Sair da versão mobile