Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

A tristeza bem direcionada traz sabedoria

Ao contrário do que muitos dizem, a tristeza quando bem direcionada traz felicidade

Pois a tristeza sincera de um bom homem não provoca ira, nem provoca raiva, tão pouco se enfuna de orgulho, por isso não causa dano. Pelo contrário, a tristeza sincera nos protege da ilusão e alivia nossas dores emocionais e espirituais. A tristeza enobrece nosso coração, traz saúde e nos renova emocionalmente e espiritualmente. A tristeza bem direcionada é humilde e modesta, pois não busca seus próprios interesses, mas demonstra franqueza no falar e prudência ao expressar seus sentimentos e emoções.

A tristeza bem direcionada é bem como um bom óleo lubrificante, qual preserva nossa consciência cristã para com Deus e seu propósito. A unção surge com óleo, mas a morte surge com o ácido corrosivo dos sentimentos que não se originam de Deus.

Assim como os olhos necessitam do líquido lacrimal para se protegerem e continuarem intactos, da mesma forma a nossa mente necessita da tristeza sincera para purificar-nos da maldade deste mundo.
Mais vale um homem triste do que um homem irado, raivoso, violento e revoltado. Pois este homem triste não corre para a morte, mas sim para a vida eterna.

O homem triste também tem suas vantagens

A tristeza de um bom homem é figurada como uma vacina poderosa contra o mal, pois previne brigas e discussões e causa sintomas de compaixão e amor para com seu semelhante.

O homem feliz perdoa seu irmão com facilidade em seu olhar, mas o homem triste perdoa com pureza em seu olhar, pois as lágrimas o livraram da dor obscura e maligna qual o remetia a morte, por isso nele há esperança, mesmo diante de tanta tristeza.

A tristeza é humilde, e por mais que esteja carregada de dor não se inflama ou se espalha como a um câncer maligno, pois não deseja que o corpo inteiro fique contaminado. E como andamos como o povo de Deus caminha, em plena união, num só corpo, sabemos a importância que cada membro de nosso corpo tem.
A tristeza, assim como toda a alegria, quando mal direcionada causa dano e vergonha, porém, a tristeza bem direcionada é motivo de alegria entre os sábios e sacerdotes.

Mais sábio o homem que permite que em seu coração entre um pouco de tristeza e compaixão do que um pouco de raiva e ressentimentos, que, a curto ou a longo prazo só trarão violência e brigas. Mas o homem de discernimento se permite ficar triste por um curto período de tempo, para que viva, não com as ferramentas de aprimoramento do ser em si como um peso a amais, mas como um fruto doce e maduro de seu trabalho mental árduo em busca da paz.

Pois a tristeza rega com água pura do suor de suas lágrimas, mas a felicidade hipócrita é regada com o ácido corrosivo do ódio, da ira, da raiva e do ressentimento, que só enferrujam nossa consciência cristã treinada, que é nossa bússola do dia-a-dia, que por natureza necessita da pureza e do amor para funcionar perfeitamente. Pois quem entre vós que, ao entrar num barco lubrifica sua bússola com ácido corrosivo ao invés de um bom óleo?

“Melhor se permitir sentir uma grande tristeza e solidão profunda e conquistar um sentido real para sua vida, do que simplesmente se perder em mais uma alegria sem direção.” (Rafael Figueiredo)

Fonte: Trechos retirados do livro “Poemas de Amor: Rimando por dentro”, do autor J.W.Amor (Rafael Figiueiredo)

Leia mais artigos do colunista e siga-o nas redes sociais
>>Canal do escritor no YouTube: “Vida de escritor”.

>Blog do colunista>> Mensagens de Amor

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile