Você sempre ouve que a prática do perdão é necessária, que devemos aprender a perdoar porque errar é humano e por mais que haja comprometimento e empatia; uma hora haverá um deslize e daí alguém vai te magoar. Sim é verdade. Errar é mesmo inevitável…. mas, às vezes, nem sempre isso acontece, nem sempre é possível praticar o perdão. Não dá para simplesmente ignorar os fatos e “esquecer”. O perdão não é algo que acontece do dia para noite; não é algo que devemos fazer só porque a maioria das pessoas consideram o certo. Nem sempre fazer o que os outros acreditam, é o melhor pra você, sabe? O melhor pra você é estar bem consigo mesmo e, quando você faz o que os outros esperam, você só agrada a todos e acaba enganando a si mesmo.
Contudo, não estou dizendo que o perdão não deva ser praticado, mas sim que ele deve ser realizado quando você estiver preparado para deixar as mágoas pra trás e virar a página. E sabe o porquê digo isso? Digo porque quando você não está preparado emocionalmente para perdoar alguém e está com raiva e mágoa dessa pessoa e mesmo assim tenta “perdoar”; você acaba se machucando ainda mais; já que está tentando enganar a si mesmo, fingindo que está tudo bem, que vai ficar bem, quando sabemos que isso não é verdade, não é mesmo? E assim, as coisas pioram ainda mais.
Por isso, dê tempo ao tempo.
Permita sentir essa raiva, essa dor; medite no que aconteceu, nos fatos e sentimentos e, aos poucos, tente esquecer e deixar pra lá e aí quando estiver bem, perdoe. Não porque é o certo, ou é o que todos esperam; perdoe para que você possa ficar em paz consigo mesmo, para que quando você lembrar dessa pessoa ou daquilo que te magoou; você não se importante tanto ao ponto de fazer você sentir uma mágoa tão profunda que tire suas noites de sono e faça você quer pular no pescoço da outra pessoa, literalmente! A raiva não é a solução e não vai te trazer conforto, acredite, tenho experiência própria nesse assunto.
Lembre-se que sua saúde emocional vem em primeiro lugar e que os sentimentos de angústia, tristeza não podem ser maiores ao ponto de interferir na sua felicidade, nos seus projetos, sonhos; emprego, família e seu círculo de amizades, ok?