Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

A luta pela vida

A luta pela vida

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “A luta pela vida”.

O cientista britânico Charles Darwin publicou em 1859 sua obra clássica, que alterou em grande medida o nosso modo de pensar a ciência e a própria vida, e a organizar inclusive a religião, nos últimos dois séculos. Hoje ela é conhecida como A origem das espécies. Mas o nome era muito mais extenso em inglês e uma das acepções que aparecia no final do título era “A luta pela vida”, the struggle for life.

É interessante, porque esse “a luta pela vida” só foi retirado alguns anos mais tarde, na sexta edição. Mas o que chama a atenção é que muitas vezes a ideia de luta pela vida, quando se menciona a ideia de luta pela vida, quando se menciona a ideia de evolução darwiniana em alguns estudos, algumas pessoas fazem referência à sobrevivência como sendo dos mais fortes. Darwin não escreveu isso. O que está nítido em sua obra é que, na luta pela vida, a sobrevivência é dos mais aptos. E há uma diferença absolutamente significativa entre ser mais forte e ser mais apto. Nem sempre o mais forte é o que vence, haja vista que, na história da natureza, os dinossauros já se extinguiram há 65 milhões de anos. Isso vale para países, para empresas, para pessoas.

A questão central é aptidão, isto é, aquele que desenvolve habilidades, mesmo que não seja o mais forte, tem condições de persistir na carreira, na vida, no trabalho.

Portanto, sobrevivência do mais apto.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Sair da versão mobile