Como lidar com o impossível e com o imprevisível quando ele surge?
Neste livro fascinante, o escritor libânes -americano Taleb, propõe que, ao contrário do que defende muitos economistas, estamos o tempo todo à mercê de eventos inesperados.
É o que ele chama de “cisnes negros”. Três características definem esses eventos: são imprevisíveis, geram resultados impactantes e, após sua ocorrência, inventamos uma forma de deixá- los mais explicáveis.
“A estratégia para os descobridores e empreendedores é contar menos com um planejamento estruturado, focalizar no máximo de experimentação e reconhecer as oportunidades quando elas surgem… é experimentar o máximo possível e tentar colecionar o maior número possível de oportunidades de cisnes negros.”
Da mesma forma que existem cisnes negros que causam impacto negativo, existem os que causam impacto positivo. E isso é incrível em um mundo com tantos eventos improváveis acontecendo.
Além de teórico, o livro vem com bastante informação econômica e filosófica.
“É um problema crônico: se você diz às pessoas que a chave do sucesso nem sempre é talento, elas acham que você está dizendo que nunca é talento, mas sempre sorte. Nosso maquinário dedutivo, aquele que usamos na vida cotidiana, não foi feito para um ambiente complicado no qual uma declaração é alterada de modo significativo quando sua construção é levemente modificada.”
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem