A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO CRÍTICO PARA SUA VIDA

A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO CRÍTICO PARA SUA VIDA

Pensar criticamente nada mais é, de uma maneira simplificada, fazer o uso da razão
para assimilar os fatos; deixando de fora associações como opinião própria, sensações e o famoso “ouvir falar que…”.

Portanto, pensar criticamente é analisar o fato exatamente como ele é, sem nenhuma interferência de outros. Mas onde fica a minha opinião então, mediante a um fato novo? É aí que entra a questão do pensamento crítico e sua importância.
Quando um fato novo nos é apresentado, nossa tendência no instante em que ele surge é de imediatamente acreditar e formar nossa opinião com aquilo que nos foi dito e logo em seguida passamos adiante àquela notícia, sem ao menos checar a veracidade ou relevância do conteúdo. Agindo desta maneira, damos início ao famoso “telefone sem fio”, onde a informação vai chegando cada vez mais alterada a cada pessoa que a passa adiante.

Todo ser pensante tem o direito e a necessidade de ter sua própria opinião e poder expor à outras pessoas, porém o uso indiscriminado de informações mal colhidas pode causar um mal individual e um mal até mesmo coletivo; Podendo gerar de uma simples fofoca, passando por uma difamação alheia à um ato criminoso como foi o caso de uma dona de casa, residente do Estado de São Paulo que foi linchada até a morte pelos vizinhos, acusada de praticar magia negra com crianças, através de boatos difundidos pela internet.
Até uma simples fofoca pode destruir a vida e a reputação de uma pessoa e mesmo
sabendo disso, as pessoas ainda fazem sem a menor moderação. Infelizmente esse comportamento só traz prejuízos à vida em sociedade, lembrando ainda que a mesma pessoa que espalha uma fofoca ou um conteúdo inapropriado pode posteriormente ser a vítima do mesmo mal, já que esse tipo se comportamento se torna uma reação em cadeia.
Nesses últimos anos presenciamos centenas de informações mal dadas, compartilhadas através de aplicativos com uso indiscriminado de auto medicação, infelizmente muita gente perdeu suas vidas acreditando em noticias sem comprovação científica e a base do “achismo”.
Ter opinião própria não significa estar certo o tempo todo, devemos abrir os olhos e os
ouvidos para outras expressões, pesquisar dados e fontes até estarmos certos para formar nossa própria opinião; e mesmo assim ainda podemos estar errados e falhar em nossas conclusões. O melhor disso tudo é que não é errado admitir não estar certo quanto a um fato e mudar de opinião. É extremamente louvável, pois mostra que você está atento ao que acontece e não fica subjugado a opinião de outras pessoas simplesmente.
Finalizo esse texto de reflexão, deixando uma outra reflexão :

“ É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós”. José Saramago

Deixe seu comentário