A IMPORTÂNCIA DE VERBALIZAR A DOR NO PRÓPRIO IDIOMA

A IMPORTÂNCIA DE VERBALIZAR A DOR NO PRÓPRIO IDIOMA

(Vocês deve estar se perguntando o pq dessa foto no post… bem, pra quem não lembra, ela fala, o tempo inteiro, sobre a sua indignação na sua língua, em espanhol.)

Muitos brasileiros moram fora do Brasil e dentre as inúmeras dificuldades relatadas, existe a barreira da língua.

Falar uma nova língua no dia a dia não é o problema, no caso. O problema está em se expressar apenas em outra língua.

Quando falamos sobre uma questão, colocamos pra fora o que nos aflige e as nossas emoções. Mas fazer isso tendo que elaborar tudo em uma língua diferente traz uma sensação de invalidação de tudo o que está sentindo.

Quando você se expressa na sua língua mãe, isso traz inúmeros sentimentos positivos como a familiaridade, reconhecimento e apropriação dos próprios sentimentos e questões.

Estar em outro país, falando um outro idioma, vivendo uma outra cultura, comendo uma outra comida… são situação difíceis de administrar, por isso é tão importante que ao se expressar você use a sua língua mãe, para trazer uma sensação maior de legitimação dos seus sentimentos.

Há inúmeros recursos que podem ser úteis para ajudar em momentos como esse, como chamadas de vídeo ou ligações com pessoas de confiança que você conhece aqui no Brasil; converse com amigos de mesma nacionalidade que você e que também estão no mesmo país que você.

Inclusive, algumas pessoas decidem começar a terapia de forma online com um psicólogo brasileiro justamente por essa questão da compreensão da língua.

Portanto, fale, ria, xingue, faça o máximo de coisas que você puder na sua língua. O importante é se expressar e sentir leve!

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário