Aqueles que já leram o livro de Vitor Hugo “O corcunda de Notre Dame”, certamente percebem a riqueza de detalhes na narração quando o autor fala sobre a catedral, com isso leitores têm um pequeno vislumbre sobre a grandiosidade da Catedral Gótica. Mas não podemos mensurar a grandiosidade das igrejas através apenas por palavras, quem já teve a oportunidade de ver uma catedral Gótica de perto fica deslumbrado pela tamanha exuberância e beleza destas obras criadas pelo homem medieval.
As catedrais Góticas são a representação máxima do investimento aplicado pela Igreja na idade média, demonstrando para a sociedade sua inabalável força e solides.
Com uma beleza excepcional as catedrais góticas apresentam a característica de resistir através dos tempos, o que comprova a sua imponência em relação as demais igrejas pertencentes a outros estilos na história do mundo, mostrando que a arquitetura do período Gótico é a mais extraordinária, envergonhando as obras das igrejas da contemporaneidade, pois mesmo sem a tecnologia a igreja medieval resiste firmemente durante os séculos de pé, ao contrário das igrejas contemporâneas.
Conhecidas também por serem os arranha céus da idade média as catedrais góticas apresentam uma arquitetura peculiar que transcende os demais estilos arquitetônicos existentes na história da humanidade vejam algumas de suas características:
1-A mais forte de todas as características é a presença de sustentação estrutural através de arcobotantes (suportes construídos na parte de fora da construção). Essa sustentação por arcobotantes faz com que as igrejas tenham alturas surpreendentes, os cálculos estruturais usados na idade média foram de excelência, pois as igrejas continuam em pé após séculos até os dias atuais.
2- A planta arquitetônica com formato de cruz latina. (O motivo para isto era o conceito da cruz onde Cristo foi pregado).
3- Presença de abóbadas e arcos com formato ogival. Os formatos ogivais dos arcos eram interligados estruturalmente com os arcobotantes, com isso garantindo a estabilidade da edificação.
4 Existência de vitrais com temas religiosos (histórias da bíblia,imagens de santos e anjos eram destaques nos vitrais). A iluminação que vinha através dos vitrais era também obtida com a presença de grandes janelas verticais. O jogo de luz e sombra era proposital, conceitualmente as pessoas sairiam das trevas (áreas escuras dentro da igreja) e encontravam a luz (os altares eram as partes mais iluminadas para os freqüentadores terem a percepção do olhar de deus sobre eles).
5- Presença de torres pontiagudas e esguias. A verticalidade está ligada a concepção teológica de que o homem está em busca do contato com Deus. (Quanto mais alta as torres mais perto estariam de Deus, esse era conceito de projeto para explicar as grandes alturas).
Podemos dizer que as catedrais Góticas é a arte com maior força na idade média pela sua beleza arquitetônica e estética, e até nos dias atuais elas dominam as paisagens após séculos.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem