A fundação da escola Bauhaus, por Walter Gropius

A fundação da escola Bauhaus, por Walter Gropius

Para aqueles que o desconhecem, Walter Gropius, não foi só um bom e dedicado estudante, após concluir seu curso superior em Berlim ele se tornou um dos melhores arquitetos do início do século, com dedicação e foco em seu trabalho, este homem com afinco fundou a mais conhecida e importante escola de design e arquitetura do mundo conhecida como Bauhaus.

Uma de suas principais e mais conhecidas frases são:

“Somente o trabalho que é o produto de um desejo interno pode ter um significado espiritual.” 

Então este homem tinha um sonho, um desejo interno que o levou a trabalhar substancialmente por resultados, com isso ele teve uma visão, e o nome desta visão se chamava “Bauhaus” palavra alemã que significa “casa em construção”.

O sonho de Gropius se realizou, pois sua maior ambição era que a Bauhaus se tornasse o cargo chefe mundial do modernismo.E foi isso mesmo o que aconteceu.

A Bauhaus nos dias atuais é conhecida como as mais influentes escolas de arte do mundo, pois a sua estrutura se dividia em diversos tipos de oficinas, até as artes que eram naquele período consideradas inferiores como marcenaria, tecelagem e cerâmica, tinham o seu espaço dentro da Bauhaus .

Grandes nomes do modernismo passaram pela Bauhaus, a escola foi tão influente na época que o ensino de desenho em todo mundo foi impactado pela pedagogia e a forma de ensino que os professores orientavam seus alunos.

Antes do surgimento da Bauhaus a vida acadêmica de estudantes de arquitetura e arte nada mais era como uma reunião entre a elite artística e intelectual, não havia desenvolvimento cientifico nas disciplinas, mas com a forte pedagogia da escola e a direção dela pelas mãos de Walter Gropius o ensino no mundo do design e das artes sofreu de certa forma um tipo de revolução, pois o ensino da Bauhaus não era apenas formar artistas e sim dar aos estudantes um oficio.

Gropius  contribuiu consideravelmente  para a consolidação da arquitetura funcional, bem como para uma nova estética da técnica de construção e da produção industrial em massa (desenho industrial).

Walter Gropius hoje é visto como um dos mais notáveis artistas do século, mas ele sempre será lembrado como o homem que fundou a Bauhaus.

 

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário