A dura realidade da relação entre autores e editoras

A dura realidade da relação entre autores e editoras

A crise ajudou muito a enxergarmos o que é de verdade e o que é de mentira. E foi exatamente isso que ocorreu com a maioria dos autores brasileiros.


Editoras comuns são as que aceitam originais, estas aceitam originais a todo instante e publicam diversos autores o tempo todo. Mas isso porque este tem sido o foco delas por anos a fio, não os leitores, mas os autores. Ao fecharem contrato cada autor se compromete a comprar pelo menos entre 120 a 200 exemplares em média, e por um preço muito alto. Muitas vezes esse valor chega a ultrapassar aos 6 mil reais, o que é um absurdo. Fora o roubo pelos direitos autorais do livro, no qual os autores só recebem entre 10% a 20% em média em cima de cada livro vendido pela editora.
Por isso que o alerta para autores brasileiros tem sido muito grande. Melhor e muito mais prático aprender a se auto-publicar e economizar 90% e ganhar no mínimo 50% em cima de cada livro do que simplesmente assinar com uma editora apenas para se sentir bem perante a maioria das pessoas que nem sequer entende como você está sendo enganado.


Sou autor desde muito jovem, e já tive experiências com editora e com auto-publicação, e hoje posso afirmar com todas as letras, que, ao publicar com uma editora não tive nenhum tipo de benefício, mas ao fazer uma auto-publicação aprendi coisas incríveis, que nem sonhava ser capaz de fazer, como fazer a correção de meu livro, fazer a diagramação, fazer um designe próprio da capa de meu livro, direitos autorais, isbn, ficha catalográfica, me cadastrar como editor, encontrar a gráfica certa para meu impressão de meu livro, criar site próprio, criar uma estratégia de publicidade para lançamento de meu livro, o que envolvia aprender marketing digital, e organizar o lançamento de cada livro meu.


Você percebeu a lista enorme de coisas que aprendi ao me auto-publicar?
Hoje sou não somente um autor, mas um profissional completo no ramo editorial. Ganho a vida como designer de sites, marketing digital, designer editorial, colunista, e ajudo autores de primeira viagem a se auto-publicarem com menos custo e mais eficiência. Tenho um canal no YouTube chamado Vida de Escritor, no qual me dedico a auxiliar esses novos autores a terem mais economia e êxito em suas publicações.

Venham conhecer o canal: “Vida de Escritor” e minhas redes sociais @rafael_figueiredo_s2 .
E-mail para contato: autorjwamor@outlook.com

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário