A comunicação versus a timidez

A comunicação versus a timidez

Se você é uma daquelas pessoas que têm vergonha de realizar uma apresentação na frente de todo mundo, você não é a única. Há milhões de pessoas com esse medo.

Segundo o jornal britânico Sunday Times, o medo de falar em público é o maior medo do ser humano, superando medos como morte, altura, sangue, insetos, escuro e lugares fechados. Ter um medo é natural e também seguro, afinal, ter um medo o protege contra sensações de insegurança.

A timidez é um grande empecilho na vida de milhares de pessoas que desejam se relacionar. O contato, as comunicações e o avanço da tecnologia fizeram do papel da fala um vilão com que não tenha que se preocupar. Quem pensa assim está completamente enganado. A internet, realmente, interferiu na relações humanas de um modo convincente e as pessoas precisam saber fazer seu bom uso com moderação, mas o lado “humano” é insubstituível. É necessário para se trabalhar, viver em comunidade, ser um ator social para desenvolver seu meio. A comunicação é sua aliada para avanços acontecerem.

“Sou muito tímido e não consigo me relacionar com ninguém.” Se essa frase invade e martela sua cabeça, fique tranquilo. Há modos e ferramentas de como se desenvolver a comunicação para “quebrar o gelo” e conseguir controlar as emoções.

Um dos passos é a leitura e o ensaio. Leia diariamente textos que goste sobre os mais variados assuntos: jornais, revistas, quadrinhos, ficção, terror. Conclua um raciocínio e pense consigo mesmo: se fosse realizar uma apresentação breve sobre o que leu para uma pessoa, por exemplo, quais palavras seriam desejáveis. Após isso, ensaie. Escreva o texto no celular, tablet, computador, no caderno, em um papel, e diga para si mesmo no espelho, no banheiro, no estacionamento dentro do carro, no intervalo do expediente uma forma que desejaria ser apresentado.

Os ouvidos humanos reconhecem quando uma voz e uma leitura estão de acordo. Assista videos de palestrantes que o inspirem para essa ideia. A ferramenta da comparação pode ser muito útil caso esteja se preparando para um anúncio na empresa. Antes de tudo, lembre-se: acalme-se, mantenha o controle e respire. A respiração faz parte de todo o processo da comunicação.

Quando a vergonha é maior que a gente é difícil controlar as emoções. A voz embarga, as mãos suam, a garganta fica seca e a voz não sai. Calma, isso é normal, são sinais os quais seu corpo o mostra para aviso de segurança. Irá romper a zona de conforto e está entrando em ação, assumindo o controle da comunicação perante seus ouvintes e ganhando terreno. É necessário saber usar esse medo a seu favor para tudo sair conforme planejado.

Uma leitora pergunta:

“Estou afim de um rapaz, mas ele não sabe se comunicar. O que faço?” (Cristine, Ponta Grossa-PR)

O primeiro passo é resolver a timidez que estão os proibindo de se conhecer. Muitas pessoas têm medo de dar o primeiro passo e ficam contando com a sorte. Ela não fará nada se não fizer nada. É aquela velha história: ganhar na mega sena sem apostar, não funciona. Se gosta dele, dê o primeiro passo sem medo de ser feliz. Cumprimente-o e diga que deseja falhar-lhe sem demora. É simples e rápido. Uma conversa simples, mas que pode fazer toda a diferença. Se ele lhe retornar, observe sua criatividade, aproveite o diálogo.

A comunicação não é um bicho de sete cabeças. Controlada, planejada, pode dar a você relevância e papel fundamental para uma possível promoção na empresa.

É tímida para se comunicar. Pois saiba que há cursos de desinibição e oratória capazes de por ingredientes e ferramentas na sua maturidade emocional para com esse fator. A timidez é um adjetivo, não é um adversário que irá lhe vencer. Diga a si mesma que esse vilão será combatido com ensaio, pensamentos positivos e força de vontade em se comunicar.

Possui problemas para conseguir um relacionamento. Calma, você não é a única pessoa solteira ou sozinha no mundo. Há outras pessoas com a mesma questão que procuram alguém. Esse é o momento para aprender e se desenvolver. O quanto interessante está sua comunicação para conquistar quem deseja? Pense nisso.

 

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário