A AGRESSÃO AOS NOSSOS SÁBIOS DA TERCEIRA IDADE

A AGRESSÃO AOS NOSSOS SÁBIOS DA TERCEIRA IDADE

“Os bebes nascem. Viram crianças. Viram Adolescentes. Viram adultos. E depois envelhece, e se torna crianças de novo”. (Antonio Chaves).

 A violência contra a pessoa idosa pode ser definida como qualquer ato, ou a ausência de uma ação, que cause danos ou incômodos à pessoa idosa.

Para ser caracterizada, como violência contra o idoso, o ato pode ser único ou repetitivo, e deve acontecer em uma relação em que haja expectativa de confiança.

São considerados tipos de violência contra a pessoa idosa: – Agressão física. – Abuso financeiro. – Negligência. – Abuso sexual. – E violência psicológica.

A negligência refere-se a recusa ou omissão de cuidados, por parte de seu responsável familiar ou instituição. Ela é uma das formas mais comuns em nosso país, frequentemente está associada a outros tipos de violência.

A violência aos idosos é crime, portanto, não deve ser encarada como algo normal. O principal objetivo é, promover a ideia de autocuidado. De algum modo, em algumas situações, o idoso necessitará de assistência, seja de forma direta ou indiretamente.

A conscientização da sociedade, pela promoção da saúde e qualidade de vida do idoso, é imprescindível. Fato este que se conserve a velhice na melhor forma possível, a qual torna referência no aumento da expectativa de vida da humanidade. Para tanto, uma vitória reconhecida por alguns, quando os fatores a respeito da velhice são levados a sério, sob o contexto de viver uma velhice fundada na qualidade de vida.

O envelhecimento é um processo natural, refere-se a determinadas mudanças as quais inclui todos os que têm vida, uns são mais afetados do que outros, devido aos cuidados pessoais. O estereótipo tradicional da velhice, é o de pessoas doentes, incapazes; dependentes; rabugentos e impotentes.

Devemos ter em mente que a agressão nem sempre é física. Pode ocorrer por meio do abandono, da falta de respeito; da negligência; do comprometimento e da dignidade. Essas são, aliás, algumas das atitudes que caracterizam diferentes formas de violência contra a pessoa idosa.

Elas podem acontecer em qualquer local e ser desencadeadas por qualquer um, seja no contexto familiar, seja no de uma instituição de longa permanência, ou de um hospital.

Muitas vezes os algozes são pessoas conhecidas do idoso ou pior, com vínculo de sangue. (Namastê).

Mensagem do dia: Envelhecer é uma dádiva, para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida.

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário