8 Dicas para você identificar uma pessoa invejosa

8 Dicas para você identificar uma pessoa invejosa

Caminho contra o vento, contra a negatividade é conhece como agi um invejoso.

Para da inicio á este artigo hoje vamos falar sobre os 8 sinais que uma pessoa invejosa apresenta. Para isso vamos começar esclarecendo o que é a inveja.


Costumamos dizer que a inveja é aquele sentimento ou estado mental no qual existe dor ou infelicidade por não possuir o que o outro tem, sejam bens, qualidades superiores ou outro tipo de coisa. Segundo o dicionário, definimos inveja como a tristeza ou pesar do bem alheio, ou como o desejo de alguma coisa que não se tem.


Agora que o significado está claro, convido você a se perguntar: “Como sei se alguém sente inveja de mim?” Certamente cada um responderá esta pergunta de forma muito diferente, porque cada pessoa possui um padrão de ações pré-estabelecidas e aprendidas sobre este sentimento, dependendo da sua experiência de vida.


Além disso, os sinais de uma pessoa afetada por esta emoção podem ser muito sutis. A dica é ficar atento e verificar se, ao longo do tempo, esses sinais se repetem com frequência. Então, será que a pessoa em questão sente inveja de você?

Como identificar uma pessoa invejosa no nosso convívio diário

De inicio é indubitável que este tipo de pessoa é aquela pessoa conhecida como estraga sonho. Você acaba de passar por algo maravilhoso e a pessoa em questão, assim que você lhe conta cheio de felicidade, dissimuladamente aquela pessoa só faz diminuir a importância do fato e até o menospreza a suas conguistas , com frases do tipo: “ah! que bom para você né … mas também não é para tanto…”. Isto acontece porque o fato de diminuir a importância de eventos ao nosso redor faz com que enxerguemos a nossa realidade de forma mais bela do que do nosso amigo que acaba de ganhar na loteria.


Esse tipo de pessoa não perde a oportunidade de critica você em público. Um dos traços mais importantes de uma pessoa que tem inveja de você é menosprezá-lo ou fazer comentários negativos sobre você na frente de outras pessoas para te desmoralizar ou para te fazer inferior aos demais. Você não sabe por que ela de repente teve essa atitude, mas se sente ferido internamente chateado entristecido pela aquela atitude deselegante daquela pessoa.

“Não é preciso apagar o brilho dos outros para brilhar”

De modo , que quero salientar uma experiencia que tiver alguns anos atras com um conhecido , porque na verdade essa pessoa nunca foi meu amigo de verdade para ser bem sincero.
O fato é , que eu nesta questão como ministro da palavra de Deus , uma certa vez recebi um convite para levar e ministra a palavra de Deus no ministério , do qual eu congregava no meado dos anos 2000. E na época tinha um irmãozinho que não recebia convite para ir pregar fora do ministério , eu como sempre fazendo o meu papel de bom samaritano gentilmente convidei o mesmo para ministra a palavra em uma campanha que eu estava fazendo. Precipuamente esse irmão aceitou o meu convite, e veio a ministra a palavra naquela noite , de forma surpreendente eu tiver infelizmente uma tremenda de uma decepção com aquele irmão.


O mesmo ao invés de pregar a palavra de Deus , usou o altar de Deus para me atacar levianamente , sendo que o mesmo teve a oportunidade de pregar a palavra de Deus , mas preferiu usar o altar de Deus , para jogar indiretas , me ofender dissimuladamente com seu pensamento contaminado pela inveja e o seu achismo. No entanto , eu levemente no oceano do Espirito , não entendo nada , porém o Espirito Santo de Deus , disse em meu coração agora você entender o porque ele não recebe convite para pregar. Certamente se eu tivesse oportunidade de dizer algo hoje eu diria assim … “Antes de invejar as vitórias de alguém, experimente lutar em suas guerras”!

” Os crocodilos derramam lágrimas quando devoram as suas vitimas. Ai está a sua sabedoria” Nesta frase do pensador Francis Bacon resume a sabedoria desse pobre homem infelizmente.

Os Invejosos Jamais Serão capazes de admirar as suas conquistas

A comemoração forçada. Você conta uma notícia muito boa para o seu amigo e ele fica muito contente, a ponto de copiar os seus gestos de alegria, expressões… Mas você nota que o seu sorriso é pouco natural e forçado. Logo você percebe que está fingindo. Por quê? Para que a sua inveja passe despercebida.


A ajuda fantasma, é aquele seu amigo (a) que sempre fala tamos juntos no que der e vier , aquele tipo amigo (a) que lhe diz que sempre vai estar ao seu lado, tanto para as coisas boas quanto para as ruins.


Acontece que quando você mais precisa dele para conseguir “aquilo” que fará você se sentir feliz, ele desaparece com desculpas tipo tou desempregado agora , tou cheio de dividas , tou sem tempo trabalhando muito , tou me dedicando mas a família. É quando você se pergunta: “mas então, para que me disse que iria me ajudar no que eu precisasse?”.Acredito que infelizmente já tenha acontecido com você meu caro leitor (a), mas o intrigante da historia é que geralmente naquele momento que você mais precisa o mesmo não te ajude , por que o invejoso ele que te ver bem sim , só que não né ?


Na medida que você não esteja tão bem , quanto ele , a parti do momento que ele entender que você esta bem e feliz e tem uma vida boa melhor do que a dele , o mesmo vai fazer de tudo para rouba o seu mérito.


Porém supondo que ele o ajude, diante do restante dos seus amigos ele solta um “sem mim você não teria conseguido” por outro lado o mesmo não perde a oportunidade de te desanima constantemente.


De fato , é notório enfatizar que uma amizade sadia tem empatia, apoio e cuidado mútuo. Pois bem, neste ponto a pessoa invejosa tem todo dia algum “mas” ou alguma frase que tira toda a sua vontade de qualquer coisa.
E sempre tem aquele amigo ou amiga que de repente ele ou ela desaparece da sua vida. Tudo está indo super bem para você em todos os sentidos e de repente o seu amigo desaparece da face da Terra sem avisar. Você passa a vê-lo com menos freqüência, com desculpas para não se encontrarem.

Acontece que a sua felicidade atual é uma coleção de lembranças de que a sua vida está mergulhada em muitas frustrações que prefere não se atrever a trabalhar e seguir em frente, preferindo se afastar.


E cuidado com aqueles que costuma critica os outros. Quando seu amigo critica outras pessoas com as quais se relaciona na sua frente, certamente também fala mal de você. Então pergunte-se: “Por que eu deveria ser uma exceção?” e tome uma atitude a respeito.

O que fazer se no seu círculo existe uma pessoa invejosa?

O primeiro conselho é usar a empatia. É muito sábio parar para refletir no que levou o seu amigo a sentir esta emoção tão negativa que está lhe provocando um grande dano emocional. Talvez você também esteja agindo de modo pouco adequado com essa pessoa.


Também é bom considerar suas experiências “negativas”, e se estas o levaram a agir assim. Se ela está passando por um momento complicado, é normal que não receba nossas boas notícias de forma tão efusiva…


Outro exercício recomendado nestas circunstâncias é falar com essa pessoa sobre o que está causando incômodo ou feridas. Chegar a um entendimento é sempre a melhor coisa em um relacionamento, seja de qual tipo for. De fato, é melhor do que supor e simplesmente sentenciar o amigo.

“A inveja é a substância do ódio o amor é a arma contra os invejosos”

A ultima opção, se ele estiver na defensiva, é bom colocar um pouco de distância e repensar a amizade. Pode acontecer de você estar diante de um relacionamento tóxico. Procure se afastar das pessoas que não aceitam a sua luta pelo sucesso e sentem inveja de suas conquistas!

Leia nossa indicação e post “A falsa felicidade nas redes sociais”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário