Quando estamos com a mente cheia, seja com muitos problemas para resolver, ou mesmo muitos afazeres, acabamos nos sentindo ansiosos pois queremos resolver tudo ao mesmo tempo. Porém, por termos a mente cheia, acabamos não conseguindo focar em nossos desafios e então resolvê-los. Muitas dessas situações são criadas por nós mesmos e as interpretamos baseados em emoções que elas despertam. Contudo, assim como nós atribuímos alguns acontecimentos aos quais estamos passando como problemas, também podemos desmistificá-los e transformá-los em situações desafiadoras mas que podem, com toda certeza, ser resolvidas.
Pare para refletir, o que tem te deixado desconfortável? O que você precisa resolver?
Que tal um exercício para te ajudar a se organizar e, assim, diminuir a ansiedade para achar as melhores soluções para tudo o que você está passando?
Fizemos um passo a passo para te ajudar:
1- Liste todas essas situações “problemas” para você. Tem algum medo? Problemas no relacionamento? Está sob pressão no trabalho? Brigou com alguém querido? Liste todos eles, sem exceção.É importante que você escreva em uma folha. Dessa maneira enquanto você escreve você vai repassando e refletindo sobre cada um deles.
2- Ao finalizar sua lista, vá enumerando cada um de seus problemas, reavalie cada um deles.
3-Do outro lado folha ou mesmo em outra folha, desenhe um coração bem grande. Caso não queria desenhar o coração, desenhe alguma forma geométrica que o possa representar.
4- Volte à sua lista de problemas e então vá colocando dentro da forma que você desenhou o espaço que esses problemas representam para você. Não é preciso preencher toda a forma. Mas é importante que você pense no tamanho ideal para cada um de seus problemas. Dessa maneira você está priorizando eles internamente e isso irá te ajudar a ver o que precisa ser trabalhado antes e o que pode esperar um tempo a mais.
5- Quando terminar de colocá-los dentro de sua forma analise quais são os maiores, os menores, o que estão entre os dois… reflita por alguns instantes e veja se toda essa distribuição faz sentido para você.
6-Agora você já tem todas as situações listadas. E lembre-se, problemas grandes normalmente demandam mais tempo e energia, enquanto os menores demandam menos de você.
Agora respire fundo e deixe as ideias e soluções fluírem uma de cada vez.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem