Gosta de picologia, que tal uma boa leitura é um ótimo jeito de conhecer mais sobre alguma área e por que não, se apaixonar por ela. Uma boa leitura é um ótimo jeito de conhecer mais sobre alguma área e por que não, se apaixonar por ela.
E basta passar na livraria ou biblioteca mais próxima para encontrar algum livro que aborde, de alguma forma, a Psicologia. Seja de forma mais técnica, seja de forma mais literária.
Precisa de alguma dica? Listamos cinco livros que vão colocar você dentro do universo da Psicologia e vão fazer você gostar ainda mais da ideia de se tornar um psicólogo:
O mundo de Sofia – Jostein Gaarder
Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Moller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.
Precisamos falar sobre o Kevin – Lionel Shriver
Kevin Khatchadourian, 16 anos, é autor de uma chacina na qual matou sete colegas, uma professora e um servente num colégio dos EUA. Neste livro, a autora fez um thriller psicanalítico em que a mãe do assassino escreve cartas ao pai ausente. Discute casamento, maternidade e família, enquanto denuncia o que há com sociedades contemporâneas que produzem assassinos mirins em série, ou ‘pitboys’.
Hoje eu sou Alice – Alice Jamieson
No livro, a autora relata a jornada de uma vítima de transtorno de múltipla personalidade, que precisou lutar contra a anorexia, o álcool e contra nove personalidades alternativas que emergiram após ficarem adormecidas diante de uma infância cruel. Sem controle, Alice entregou-se a elas – e sua vida passou a ser um caleidoscópio de acontecimentos e revelações. Este é o relato sobre uma doença e sobre a história de uma mulher que decidiu lutar contra a realidade e a imaginação.
Uma mente brilhante – Sylvia Nasar
Esta biografia do matemático Nobel de Economia John Nash pretende explorar a linha entre loucura e genialidade. A jornalista Sylvia Nasar tem o intuito de narrar a vida do homem que, aos 30 anos, já somava em seu currículo uma entrevista com Albert Einstein, uma bolsa de pós-graduação no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton e soluções de alguns complexos enigmas matemáticos. Mas a natureza frágil e extraordinária da genialidade cedia terreno à loucura e, aos 31 anos, Nash sofria seus primeiros colapsos. Em 1994, no entanto, o autor do conceito de equilíbrio na teoria dos jogos, batizado como ‘Equilíbrio de Nash’, ganhou o Nobel de Economia.
O lado bom da vida – Matthew Quick
Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele ‘lugar ruim’, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um ‘tempo separados’. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
Fonte: IMED
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem