13 De agosto: Dia do psiquiatra

13 De agosto: Dia do psiquiatra

Dia 13 de agosto é comemorado o dia do Psiquiatra!

Em todo o mundo, mais de 400 milhões de pessoas são afetadas por transtornos mentais e/ou comportamentais

Focando no Brasil, a estimativa é que 12% dos brasileiros necessitam de algum atendimento por transtornos mentais, e pelo menos 3% da população é acometida por transtornos mentais graves. Portanto, o psiquiatra é de extrema importância no país, no mundo, e o mais importante: na vida de cada paciente.

O profissional de psiquiatria

Psiquiatras são médicos especializados no cuidado da saúde mental por meio de tratamento através do modelo biomédico de abordagem das perturbações psíquicas, incluindo o uso de medicamentos. Eles podem realizar exames físicos, solicitar e interpretar análises laboratoriais, e exames específicos. O profissional deve avaliar o paciente em busca de problemas médicos que possam ser a causa da perturbação mental.

Dia do Psiquiatra

A data foi instituída pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para reconhecer a dedicação desses médicos em prol da psiquiatria e dos doentes mentais. O dia 13 de agosto tem como objetivo fazer com que o público em geral tenha maior conhecimento sobre os distúrbios mentais, diagnósticos e tratamentos dessas enfermidades, afinal, muitas vezes uma pessoa pode estar com uma doença que deve ser tratada, e é visto pelos outros como alguém dramático ou sem cura.

Transtornos Mentais

Entre os transtornos mentais mais conhecidos estão os de abuso de drogas (alcoolismo, tabagismo, entre outros), os alimentares (anorexia, bulimia), o transtorno obsessivo compulsivo (TOC), esquizofrenia, os de personalidade (bipolaridade) e ansiedade (síndrome do pânico).

 

Leia nossa indicação e post “Estudo mostra o impacto da série ’13 Reasons Why’ na visão de jovens brasileiros sobre suicídio”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário