Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Me considero uma pessoa super conectada ao mundo virtual, e por isso, algumas vezes no ano, eu faço uma pausa. O objetivo é lembrar que existe vida fora das telas e me observar sem esse uso diário. Confesso que é um desafio.
Costumo usar muito o Instagram para compartilhar aprendizados, dividir um pouco da minha rotina saudável e dicas que aprendi ao longo dos anos, acompanhar as notícias dos amigos e família e trocar sobre as reflexões da vida.
…
2024 começou. Ano novo. Planejamento do ano. Retorno das férias coletivas. Viagens e trabalho em São Paulo. Carnaval. Cursos. Sempre conectada nas redes sociais. E então, pausa. Meu momento de frear a correria virtual.
Sou suspeita aqui porque sempre tiro ótimas lições desses períodos, mas sugiro que todo mundo tente ao menos uma vez. Quem não quiser ficar 100% off, sugiro que escolha um período do dia ou 1 dia na semana…para experimentar algo novo.
Eu ainda estou nesse tempo off faz mais de mês (não sei até quando rs) e já percebo algumas coisas. Posso compartilhar com vocês o que tenho vivido?
- Me sinto menos ansiosa: parece até normal tanta correria e loucura, a gente só se dá conta quando desacelera e se percebe mais calma e em paz.
- Tenho maior facilidade para me concentrar: o foco é outro, pessoal. Aumenta demais mesmo. Diminuir os estímulos faz total diferença na concentração.
- Menos consumo, menos vontade de ter mil coisas que nem preciso: foi o mês que menos consumi coisas aleatórias, afinal, não fiquei vendo anúncio o tempo todo e criando desejos que nem tinha.
- Maior satisfação com a minha vida: eu já amo a minha vida como ela é, mas me percebi mais satisfeita ainda com detalhes da rotina, das relações, com tudo o que vivo.
- Mais tempo livre: muito mais tempo, isso é um fato! tempo pra mim, pra lazer, pra aprender novas coisas, pra fazer nada. Tempo inclusive para escrever este texto.
- Me permito sentir tédio: o tédio está escasso hj em dia pq estamos sempre fazendo algo, rolando feed, entretidos com stories… então, tenho conhecido o tédio e aprendido a gostar dele.
- Me sinto apreciando mais a vida: a gente olha mas não vê, ouve mas não escuta, sobrevive mas não vive. No caminho que tenho feito, fico de olhos e ouvidos bem abertos pro mundo.
- Me percebo mais presente: excesso de tela nos deixa meio anestesiados, né? tenho praticado a presença, sentido mais os lugares, as emoções, as conversas.
- Me permito não saber coisas que não preciso saber: parece confuso mas não é rs. Não preciso saber algumas notícias do mundo, não preciso saber que curso tal pessoa fez, que lugar foi, o que viveu… é ótimo esse lado “social” mas não é essencial.
- Menos pressa: estamos sempre correndo, nem sei pra quê. Pausa. Pausa pra ver o céu, pra ouvir de verdade um amigo, pra saborear um sorvete, pra pensar num sonho, pra estudar algo que tenho interesse, pra celebrar uma conquista, pra cantar uma música com alegria. Pausa pra viver melhor.
Fácil não é, confesso. É um movimento contrário ao mundo mas é super possível e faz um bem enorme, por isso vim contar pra vocês.
Pausar, para então, se movimentar. De um novo jeito e para um outro lugar.
Um grande abraço,
Ma