Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Benevolência”.
Benevolente, aquele que tem vontade, e se inclina para fazer o bem ou fazer um favor. Na língua portuguesa, quando alguém nos faz um favor, dezemos “obrigado” ou “obrigada”, uma expressão que é mais estranha em outros idiomas. Obrigado significa que haverá uma reciprocidade. Você me fez algo, agora estou obrigado a fazer algo por você. Nos idiomas de origem hispânica, quem agradece por algo que foi feito, diz “gracias“, isto é, pela gratuidade. Mas nós, latinos em geral, ainda usamos um “Deus lhe pague”, no qual transfiro até a reciprocidade da obrigação para a divindade…
Alguns antigos, de maneira um pouco forte, diziam: “se prestares um favor a alguém, será seu superior; se deles receberes um favor, será seu inferior; e se não precisares dele em nada, será seu amigo”.
É uma ideia um pouco estranha de amizade, à medida que coloca o amigo como aquele que não precisa do outro, e não é verdade.
Claro que não é a necessidade exclusiva que move a relação de amizade, mas essa expressão mais antiga queria dizer que não podemos ter obrigações com outro, não podemos ter dependência, que nos leve apenas a manter relações que sejam interesseiras.
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: